Fim de semana com miúdos

Há dois portugueses na Feira do Livro de Bolonha

Ilustração André Letria
Ilustração André Letria

Feira do Livro Infantil de Bolonha é também um ponto de encontro de ilustradores de todo o mundo.

Carolina Celas e André Letria. São eles os dois ilustradores portugueses selecionados para a exposição de ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o maior evento mundial do livro ilustrado.

Sete livros infantis que vai querer ler com os seus filhos. Leia aqui

Entre 4 e 7 de abril, todos os caminhos vão dar à cidade italiana e ao seu festival que é já uma referência para editores e autores de livros infantis de todo o mundo. A exposição, que este ano conta com os dois portugueses, reúne os trabalhos de mais de sete dezenas de ilustradores de todas as latitudes.

ilustração de André Letria

“Mar”, ilustração de André Letria

Premiado em Bolonha em 2014

André Letria é autor de vários livros para a infância e fundador da editora Pato Lógico. As lides de Bolonha não lhe são estranhas e já ali ganhou, em 2014, uma menção especial com o seu livro “Mar”, escrito por Ricardo Henriques. (Bologna Ragazzi Awards, na categoria Não Ficção)

Dois anos antes, em 2012, também na Feira de Bolonha, fez parte do júri que elegeu o vencedor do Bologna Ragazzi Digital Award, prémio entregue pela primeira vez nesse ano e que distingue um trabalho na categoria Children’s Stories Apps, ou seja, em formato digital.

Carolina Celas

Carolina Celas é portuguesa mas vive e trabalha em Londres. Depois de se licenciar em Design, pela universidade de Aveiro (2008), seguiu para Espanha onde, em 2010, completou uma pós-graduação em ilustração na Eina Barcelona. Passou pela Lowe Activism e pela Media Vaca.

 

Veja aqui lista completa dos ilustradores selecionados

portugal_bologna12_E_rgb_750

Cerejas portuguesas em Bolonha

Em 2012, Portugal foi o país convidado da feira. Durante o certame Bolonha2012, para além da presença habitual de ilustradores e editoras – é aqui que muitas delas têm o primeiro contacto com ilustradores e livros de países estrangeiros – houve uma exposição dedicada à ilustração portuguesa com o título “Como as cerejas”.

Este ano, o país convidado é a Alemanha.

O prémio internacional

Ilustração de Catarina Sobral

Ilustração de Catarina Sobral

Todos os anos, durante a Feira de Bolonha são atribuídos vários prémios e menções honrosas, sendo o mais importante o prémio internacional de ilustração. Em 2014, a vencedora foi a ilustradora portuguesa Catarina Sobral, com o livro “O meu avô”.

Para além dos portugueses, a edição da feira deste ano conta com a presença de ilustradores com obra publicada em Portugal como Violeta Lópiz – vencedora do Prémio Ilustrarte 2016, patente no Museu da Eletricidade em Lisboa – Manuel Marsol ou o italiano Marco Somà.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Há dois portugueses na Feira do Livro de Bolonha