Já é possível definir quem vai herdar a sua conta de Facebook

ng4494828

O que acontece a uma conta de Fecebook quando o seu titular morre? A partir de hoje, em Portugal, confirmando o que havia sido anunciado em fevereiro deste ano, a conta pode herdada por outra pessoa, ao ser transformada em memorial. Mas também pode ser completamente eliminada do Facebook.

Em fevereiro, a rede social chamou-lhe “legacy contact”, uma função de segurança, apenas disponível nos EUA, que funcionava como um testamento, em que o utilizador podia escolher um dos amigos na rede social para gerir a sua conta depois de morrer.

Agora, em Portugal, esta opção já é possível através da conta memorial – “uma forma de os utilizadores do Facebook recordarem e celebrarem as pessoas que já faleceram”. Para isso, é preciso que o titular da conta informe antecipadamente o Facebook da sua intenção.

Como? Através do “contacto legado”, segundo definição do Facebook, “é uma pessoa que escolhes para tratar da tua conta depois de esta ser transformada em memorial.”

Ler também: Facebook cria nova opção de segurança em caso de morte

“Assim que a tua conta for transformada em memorial, o teu contacto legado tem a opção de fazer coisas como escrever uma publicação marcada no teu perfil (por ex.: para partilhar uma última mensagem em teu nome ou fornecer informações sobre uma cerimónia fúnebre); responder a novos pedidos de amizade (por ex.: antigos amigos ou familiares que ainda não estavam no Facebook) ou atualizar a tua foto de perfil e a foto de capa.”

Ou seja, a rede social dá aos utilizadores a possibilidade de indicarem quem vai herdar a gestão da sua página “depois de esta ser transformada em memorial”. No entanto, este gestor não pode iniciar sessão na conta herdada, eliminar ou alterar fotos e publicações antigas e outros conteúdos partilhados na cronologia, ler mensagens enviadas a outros amigos ou eliminar amigos.

Para isto, é preciso ir às “Definições de segurança” e apontar o amigo que se quer como “contacto legado”. O Facebook não notifica a pessoa até que a conta seja transformada em memorial, mas há a opção de o avisar antes. Se a opção for apagar a conta depois da morte, essa vontade será satisfeita pela rede social.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

EDP. (REUTERS/Eloy Alonso)

Concorrência condena EDP Produção a multa de 48 milhões

Outros conteúdos GMG
Já é possível definir quem vai herdar a sua conta de Facebook