Fim de semana com miúdos

Sete livros que vai querer ler com os seus filhos

thestormwhale_benjidavies3

Orfeu Negro apresentou os seus destaques editoriais para o primeiro semestre do ano. Há uma mão-cheia de novidades infantis na colecção Orfeu Mini

Para os adultos com crianças ou para os que simplesmente não resistem a um livro ilustrado, 2016 traz muitas maravilhas de papel. A editora Orfeu Negro, na sua coleção Orfeu Mini, vai publicar uma série de livros de ilustradores internacionais premiados.

Haverá também espaço para a criação portuguesa que estará representada por duas ilustradoras: em março há um novo livro de Catarina Sobral e em maio de Madalena Moniz, com lançamento previsto para a Feira do Livro.

A Baleia, de Benji DaviesJaneiro 2016

Baleia_CPwebParece de propósito. Ainda há dias uma baleia (uma carcaça para sermos precisos) deu à costa, entre Carcavelos e a Parede. E a estreia de Benji Davies em Portugal é com a história de Noé, um miúdo que vive ao pé do mar com o pai, e que um dia dá de caras com uma baleia encalhada na areia. Felizmente no livro a baleia ainda pode ser ajudada e é assim que nasce uma estranha amizade.

 

Screen-Shot-2014-03-31-at-18.27.30

O Que Aconteceu À Minha Irmã?, de Simona CiraoloFevereiro 2016

oqueaconteceuaminhairma_CPwebAqui há uns tempos a Simona Ciraolo contou-nos a história de um cato que só queria ser abraçado. As ilustrações eram lindas de morrer e a história era um doce. Depois de “Quero Um Abraço”, também da colecção Orfeu Mini, a história agora é de uma miúda que não consegue perceber o que aconteceu de estranho à sua irmã, agora uma adolescente.

 

moroccan landscapesmoroccan landscapes

 

O Sr. Tigre Torna-Se Selvagem, de Peter BrownFevereiro 2016

Brown_Mr. Tiger_CoverFelizmente fevereiro está já aí e não vai ser preciso esperar muito tempo para folhear esta história onde o Sr. Tigre decide tornar-se… selvagem. Um tigre selvagem? Muito estranho. Vencedor de um Caldecoot Honor (prémio norte-americano que distingue os melhores livros infantis do ano), este ilustrador tem em Portugal dois livros no Plano Nacional de Leitura. “A minha Professora é um Monstro” (Orfeu ) e “O jardim Curioso” (Caminho) são cinco estrelas, por isso a fasquia para este Sr. Tigre está bastante alta.

mr-tiger-goes-wild Excerpted from Mr. Tiger Goes Wild by Peter Brown. Copyright 2013 by Peter Brown. Excerpted by permission of Little, Brown Books for Young Readers.

 

Aqui há gato!, de Renata BuenoMarço 2016

Aquihagato_CPwebVai ser o primeiro livro da ilustradora editado em Portugal, mas Renata Bueno já por aqui passou. Há dois anos, foi a única brasileira selecionada para participar VI Bienal Internacional de Ilustração para a Infância – a Ilustrarte 2014 (nem de propósito a edição de 2016 estreia a 21 de Janeiro no Museu da Eletricidade em Lisboa). E o feito não é de somenos importância: só foram escolhidos 50 ilustradores entre um total de 1980 ilustradores, de 72 países. Sobre este livro, ainda não se sabe muito – apenas que os códigos de barras podem ser parte integrante do corpo de muitos animais. O que sabemos é que no Brasil ganhou o primeiro lugar no Prémio Jabuti, na categoria Livro Didático e Paradidático, com o livro infantil “Poemas Problemas”.

Mamã?, de Chris HaughtonAbril 2016

118586-6813703-cover
O livro de Chris Haughton – vénia para este ilustrador que tem uma lista interminável de prémios – não é novo. Há vários anos que as suas obras em inglês me deixam com água na boca e a desejar que alguma editora o traga para Portugal. Finalmente aconteceu e a estreia é com a história do Pequeno Mocho que adormece e cai do ninho. Perde-se da mãe e vai precisar de toda a ajuda possível para reencontrar a família. Quem sabe se este livro não é um bom presságio de que mais livros de Chris Haughton vão aterrar por cá. (Se alguém me estiver a ouvir estou a torcer muito pelo “Oh no, George”.)

9781406333831

O Dia Em Que Os Lápis Voltaram, Drew Daywalt & Oliver JeffersMaio 2016

The Day the Crayons Came HomeA última vez que estes dois senhores se juntaram criaram um livro incrível chamado “O Dia em que os Lápis Desistiram”. Quem tem a sorte de o ter lido, sabe que vale a pensa ler a sequela. Um dia os lápis aborreceram-se e decidiram ir-se embora. Antes disso deixaram cartas a explicar ao Duarte, o miúdo a quem pertenciam, os seus motivos. Mas agora… Agora eles estão de volta e sabe-se lá o que pode acontecer. Só sabemos é que voltaram a escrever, desta vez postais.

Enquanto maio não chega, espreite o book trailer do livro anterior.

book-2@2x

“Cheguei Tarde à Escola Porque…”, Davide Cali & Benjamin ChaudMaio 2016

A1ymlcFBTDLO miúdo mais sonso do bairro está de volta. E se estava convencido de que ele tinha usado todos os argumentos mirabolantes na última história, “Não Fiz os Trabalhos de Casa Porque…”, espere até ouvi-lo explicar à professora porque é que chegou tarde à escola. Um miúdo normal inventava um acidente, ou uma fila no trânsito, mas este… Com este o mais provável é ter sido abduzido por alienígenas, atacado por formigas gigantes ou por um monstro em forma de bolha.

a-funny-thing-happened_int_its-a-long-story-giant-ants

 

910trJzy8nL
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Zalando é uma das maiores empresas de moda online a nível europeu. (Fabrizio Bensch/REUTERS)

Zalando sai de Portugal um ano depois de investir 3 milhões

( Filipe Amorim / Global Imagens )

Atlético de Madrid propõs ao Benfica 126 milhões de euros por João Félix

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

Outros conteúdos GMG
Sete livros que vai querer ler com os seus filhos