Infografia

Mais de metade dos portugueses têm excesso de peso

Os resultados ao Inquérito Nacional de Saúde do INE mostram que 52,8% da população portuguesa com mais de 18 anos tem um IMC superior a 25.

Os resultados ao Inquérito Nacional de Saúde em 2014 mostram que apenas 3,8 milhões de portugueses estão dentro da relação saudável entre o peso e altura.

O excesso de peso, e em particular a obesidade, são fatores de risco no desenvolvimento de doenças crónicas cardíacas e respiratórias, diabetes, hipertensão e até mesmo cancro. A lista não tem fim, e além de levar a uma morte prematura, tem um peso considerável sobre as despesas com o Serviço Nacional de Saúde.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional utilizada para calcular se cada pessoa está dentro ou fora daquele que seria o seu peso ideal, tendo em conta aquela que é considerada a quantidade de gordura corporal saudável para ter maior tempo de vida e menor incidência de doenças graves. Para determinar o IMC, divide-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura.

excesso de peso-02

Ou então, experimente guiar-se pelo quadro elaborado a partir de dados da World Health Organization, usando o seu peso e a sua altura para verificar qual é a sua classificação.

Convém referir que o IMC é apenas uma medida indicativa, que pretende inserir cada indivíduo dentro de uma escala, caracterizando-o como abaixo do peso, com o peso normal, ou acima do peso, e cuja utilização não reúne total consenso, já que a quantidade de tecido muscular, gordura e ossos diferem entre indivíduos. A sua aplicação é limitada.

Indivíduos mais musculados, por exemplo, têm um IMC mais elevado apesar de não serem gordos. O IMC também não é aplicado da mesma forma a crianças e idosos, existindo ainda diferenças entre o género sexual ou a etnia.

Tendo isto em conta, ainda assim os resultados ao Inquérito Nacional de Saúde em 2014 mostram um panorama negativo em relação à população portuguesa. Estima-se que apenas 3,8 milhões estejam dentro daquele que é considerado o IMC ideal, abaixo dos 25 kg/M2.

excesso de peso-04

Dentro da condição de obesidade, as mulheres registaram uma proporção maior que os homens (17,5% e 15,1% respetivamente).

excesso de peso-05

Já em relação à faixa etária, a obesidade atinge maiores proporções nas idades a partir dos 45 anos. Já o excesso de peso centra-se sobretudo na população entre os 65 e os 74 anos.

excesso de peso-06

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lear Corporation

Há mais de 800 mil portugueses a trabalhar por turnos

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública. (António Pedro Santos / Lusa)

Governo vai reservar verba para financiar pré-reformas no Estado

Rui

“Se Rui Rio ganhar as eleições do PSD este Governo dura quatro anos”

Outros conteúdos GMG
Mais de metade dos portugueses têm excesso de peso