McCann Truth Central chegou para descodificar o novo consumidor

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A McCann apresentou a Truth Central, unidade de inteligência global com o objetivo de descobrir as verdades sobre os comportamentos de consumo.

Filipe Moreira, CSO McCann Lisbon, vai mais longe na explicação: “São milhares de insights e informação sobre consumidores, resultantes de muitas horas de research e digestão de informação muito qualitativa e relevante.” Ver aqui filme de apresentação.

Um dos primeiros estudos desta unidade, “The Creative Craft of Consumer Crisis”, foi apresentado dia 4 de dezembro (1.º dia do festival Eurobest), por Rodney Collins, diretor regional da McCann Truth Central.

O estudo faz uma viagem sobre Portugal, Espanha, Itália, Chipre, Grécia e Tunísia, cruzando informação das diferentes geografias, analisando e descrevendo o novo consumidor, que surge com o agravamento e a maturidade da crise.

E é assim que se inicia um processo de reestruturação do consumo, dando força à chamada “economia de partilha”. Ou seja: um movimento colaborativo dentro de dinâmicas de upcycling, crowdfunding, carsharing ou a troca como nova moeda, bem como as oportunidades que se abrem para as marcas, perante este consumidor refundado.

“Esta é a era que permite a partilha; a troca é uma forma especial altruísmo reciproco em que o benefício de retorno existe noutra moeda, tal como a carne está para o sexo, a comida está para o trabalho ou o peixe para o inhame”, reforça Rodney Collins.

Ler mais: José Marques: “McCann e Caixa estão a dar a volta à forma de comunicar banca em Portugal”

Quem está a partilhar? O que estão a partilhar as marcas e as empresas? Como o estão a fazer? E como este fenómeno afecta a criatividade das marcas? Estas são algumas das perguntas a que o estudo tenta responder e que estará disponível para o público nos primeiros meses de 2014.

Segundo a agência McCann, o estudo junta-se a outras reflexões no mundo do consumo e que têm ajudado a agência e os seus clientes a aproximarem as suas ações e inovações dos consumidores.

A saber: Truth About Youth; Truth about the Connected You; Truth about Beauty; Truth about Mobile; Truth about Privacy; Truth about Smart moms, Truth about Social; Truth about Politics; Truth about Wellness…entre outros. Ver aqui alguns desses estudos.

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