Nokia lança nova câmara de 41 megas que também faz chamadas

O PureView foi apresentado em fevereiro
O PureView foi apresentado em fevereiro

O ano passado foi um tempo de “grandes desafios” para o gigante dos telemóveis Nokia, mas a empresa está disposta a enfrentar a batalha, garantiu o responsável da empresa Stephen Elop na feira Mobile World Congress em Barcelona.

O fabricante finlandês apresentou o smartphone de gama baixa com Windows Phone, o Lumia 610 e revelou a chegada do Lumia 900, de gama alta que já foi lançado nos Estados Unidos e em vários mercados. A empresa anunciou também um novo telefone, o Nokia Pure View que conta com uma câmara fotográfica de 41 megapixéis.

Apesar do lançamento dos dois telemóveis com Windows Phone, o telemóvel que recolheu maiores aplausos entre a assistência da feira de Barcelona foi o Nokia 808 Pure View, com o qual a empresa finlandesa quer abrir uma nova era na fotografia móvel, segundo o Cinco Días.

Após dois anos intensos de trabalho, a Nokia apresentou o seu primeiro smartphone que incorpora a sua tecnologia exclusiva de imagem Nokia Pure View. Um terminal que combina um sensor de alta resolução de 41 megapixéis, superando em muito a resolução mais elevada até ao momento de 12 megapixéis, a óptica Carl Zeiss e a tecnologia de captura aumentada por pixel, desenvolvida pela Nokia.

“A nitidez que o telemóvel oferece é surpreendente” afirmou Jo Harlow, vice-presidente de smartphones da empresa.

A empresa tem sofrido nos últimos anos devido à rivalidade dura da Apple e da Samsung e avança agora na sua nova estratégia de apostar no sistema operativo Windows Phone. Com o Lumia 610 e 900 a empresa ataca o mercado nos segmentos mais baixos e nos mais elevados.

Segundo os analistas, a Nokia e a Microsoft devem aproveitar o mercado de telefones móveis de gama baixa se quiserem ganhar quota de mercado. Apesar da empresa dominar o mercado com 26,6%, a Nokia continua a perder quota para a Apple e a Samsung. Com o Lumia 900, marca finlandesa amplia a sua oferta de telemóveis de topo de gama e pode chegar a todo o tipo de público, incluindo o mais exigente.

“O Lumia 610 é o nosso smartphone de entrada com o Windows Phone e está pensado sobretudo para o público jovem”, dizem os responsáveis da Nokia. O seu preço vai ser de 189 euros e vai começar a ser vendido no segundo trimestre de 2012.

O novo telefone, vai estar disponível em quatro cores, oferece um acesso rápido e fácil às redes sociais, à navegação online, música e milhares de aplicações compatíveis com Windows Phone através do Marketplace.

O Lumia 900 vai custar 480 euros, é o primeiro smartphone da Nokia compatível com LTE e vai estar disponível com HSPA+ até 42,2 megabites. O dispositivo que já recebeu vários galardões desde que o apresentaram em Janeiro na CES de Las Vegas, conta com um grande ecrã de 4,3 polegadas com tecnologia Amoled e câmara de 8 megapixéis Carl Zeiss.

Elop também destacou a grande aposta da Nokia nas aplicações e nos serviços com a incorporação do Skype no Windows Phone, Nokia Transport, Reading, Drive e Music. Nos novos Lumia 900 e 610 o serviço Reading vai actuar como um centro de leitura electrónica para que o usuário disfrute em qualquer momento e local de livro, revistas e notícias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Não conseguiu validar as faturas para o IRS? Contribuintes têm mais um dia

O ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação das obras de arte da coleção BPN, agora integradas na Coleção do Estado, no Forte de Sacavém. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Fundo de Resolução já pagou em juros 530 milhões ao Estado e 90 milhões a bancos

(Filipe Amorim / Global Imagens)

Venda do Novo Banco é “um não-assunto” para o Fundo de Resolução

Nokia lança nova câmara de 41 megas que também faz chamadas