Novo algoritmo do Facebook diminuiu alcance das publicações em mais de 40%

Facebook tem novo algoritmo há uns meses
Facebook tem novo algoritmo há uns meses

Quem administra uma página de Facebook e esteve atento às estatísticas nos últimos tempos deve ter reparado que o alcance das suas publicações diminuiu. Não foram as férias do Natal, foi o novo algoritmo do Facebook.

No início de dezembro, a rede social confirmou alterações ao algoritmo que determina a ordem das publicações no feed de notícias. Na altura, o Facebook avisou que as Páginas deveriam ver uma diminuição do tráfego orgânico (isto é, gerado por envolvimento natural e não por anúncios). Do que as marcas não estavam à espera era de ver o alcance cair mais de 40%.

A Komfo, empresa especializada em marketing social, estudou o alcance de 5 mil páginas de Facebook, de vários tamanhos, entre Agosto e Novembro, para medir a interação com os fãs. As conclusões vão ao encontro das queixas dos marketeers: quebra de 42% na penetração entre os fãs, diminuição de 31% na amplificação viral e menos 28% de taxa de cliques (CTR).

A diretora de marketing da Komfo, Anna Jorgenson, disse ao Inside Facebook que isto significa o fim dos ‘almoços grátis’ no Facebook, no que respeita a marketing: tal como noutros meios é preciso gastar dinheiro para ganhar relevância, também vai passar a ser necessário investir no Facebook. Já não será suficiente ter uma página com grande alcance e posts bem humorados.

No seu blogue, a Komfo analisou os resultados e sublinhou que “as empresas têm de começar a investir em anúncios no Facebook se quiserem chegar à audiência certa com os seus conteúdos.”

No entanto, refere, o estudo “também mostra que os algoritmos do Facebook, que controlam o que vemos no nosso feed de notícias, foram melhorados. O Facebook está melhor a mostrar o conteúdo de uma página aos utilizadores mais envolvidos.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página Inicial

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com responsáveis da VW na apresentação do T-Roc. Fotografia: DR

Caldeira Cabral confiante em acordo com trabalhadores da Autoeuropa

Fátima Barros, presidente da Anacom
Fotografia: Álvaro Isidoro / Global Imagens

Operadores dificultam rescisões de contratos e Anacom divulga alternativas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Novo algoritmo do Facebook diminuiu alcance das publicações em mais de 40%