“O tupperware tornou-se mainstream”

Portugueses almoçam mais no escritório
Portugueses almoçam mais no escritório

O ano passado 40% dos portugueses preparou comida para levar para fora de casa.

O valor, revelado no estudo Há Luz Nesta Crise?, realizado pela Kantar Worldpanel junto de um painel de 4 mil lares no final do ano passado – demonstra uma evolução face a 2009. Nesse ano, apenas 29% dos portugueses preparava comida para levar para fora de casa. “Neste momento o tupperware tornou-se mainstream”, comentou Paulo Caldeira, diretor de marketing e comunicação da Kantar Worldpanel.

Ainda de acordo com o estudo, 89% dos lares envolve toda a família no controlo dos custos (em 2009 esse valor era 74%). E de 2009 a esta parte a preocupação das famílias com a segurança no emprego aumentou: de 51% para 55%.

As novas medidas de austeridade – com impacto no rendimento líquido das famílias – ainda não foram avaliadas neste estudo, mas os responsáveis da Kantar Worldpanel admitem que possa afetar a compra de produtos de grande consumo.

As chamadas marcas de distribuição (vulgarmente conhecidas como marcas brancas) deverão ver subir o seu peso no cabaz de compras das famílias. O ano passado, calcula a Kantar, as marcas de distribuição viram subir a sua quota de mercado em um ponto percentual, fechando o ano com 38% de quota. Mas, “ainda há espaço para crescer”‘, dizem os responsáveis da Kantar. Em 2015, a projeção da empresa de estudos de mercado é que atingirá os 42%.

Um crescimento que deverá ser sobretudo no sector não alimentar, em particular, nos produtos higiene pessoal, onde as marcas de distribuição têm aqui uma quota anual de 15%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O Facebook quer proteger melhor os dados dos utilizadores

Proteção de dados: Sete medidas que as empresas devem adotar

Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice sobe, mas receita da TSU tem melhor início de ano desde 2008

Função pública perdeu 70 mil trabalhadores desde 2011

Sindicatos sobem fasquia e pedem aumentos acima da inflação para 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
“O tupperware tornou-se mainstream”