“O tupperware tornou-se mainstream”

Portugueses almoçam mais no escritório
Portugueses almoçam mais no escritório

O ano passado 40% dos portugueses preparou comida para levar para fora de casa.

O valor, revelado no estudo Há Luz Nesta Crise?, realizado pela Kantar Worldpanel junto de um painel de 4 mil lares no final do ano passado – demonstra uma evolução face a 2009. Nesse ano, apenas 29% dos portugueses preparava comida para levar para fora de casa. “Neste momento o tupperware tornou-se mainstream”, comentou Paulo Caldeira, diretor de marketing e comunicação da Kantar Worldpanel.

Ainda de acordo com o estudo, 89% dos lares envolve toda a família no controlo dos custos (em 2009 esse valor era 74%). E de 2009 a esta parte a preocupação das famílias com a segurança no emprego aumentou: de 51% para 55%.

As novas medidas de austeridade – com impacto no rendimento líquido das famílias – ainda não foram avaliadas neste estudo, mas os responsáveis da Kantar Worldpanel admitem que possa afetar a compra de produtos de grande consumo.

As chamadas marcas de distribuição (vulgarmente conhecidas como marcas brancas) deverão ver subir o seu peso no cabaz de compras das famílias. O ano passado, calcula a Kantar, as marcas de distribuição viram subir a sua quota de mercado em um ponto percentual, fechando o ano com 38% de quota. Mas, “ainda há espaço para crescer”‘, dizem os responsáveis da Kantar. Em 2015, a projeção da empresa de estudos de mercado é que atingirá os 42%.

Um crescimento que deverá ser sobretudo no sector não alimentar, em particular, nos produtos higiene pessoal, onde as marcas de distribuição têm aqui uma quota anual de 15%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Fotografia:EPA/MADE NAGI

Cinco hotéis em Portugal para apanhar os Pokémon

Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Fotografia: REUTERS/Siphiwe Sibeko/Files

Sonangol garante 65% das receitas petrolíferas do Estado angolano em junho

Fotografia: Jorge Amaral / Global Imagens

Estes são os 10 melhores spots de surf do mundo. Um deles é português

Euronext Lisboa. Fotografia: Global Imagens

Euronext compra participação em tecnológica

EPA/PIROSCHKA VAN DE WOUW

Pokémon Go. A poção para recuperar a Nintendo?

Fotografia: REUTERS/Issei Kato

Pedro venceu mais de 500 adversários para aprender a ser CEO por um mês

Conteúdo Patrocinado
“O tupperware tornou-se mainstream”