Bebidas

O vídeo da “vergonha” está a levantar polémica

Água no Parlamento só engarrafada

A Sodastream lançou uma campanha contra a poluição causada pelo uso de garrafas de plástico e acusa concorrentes de "silenciamento".

A Sodastream, empresa que comercializa uma máquina que permite gaseificar água da torneira, denunciou hoje estar sob “um ataque global coordenado” pela indústria de água engarrafada.

Em comunicado, a empresa revela que já recebeu seis cartas “de silenciamento” de empresas da indústria de água engarrafada, por causa da campanha “Shame or Glory”, inspirada na série A Guerra dos Tronos, e onde defende a utilização de água da torneira como alternativa à água engarrafada.

“Durante os últimos dias a Sodastream recebeu seus cartas de silenciamento por parte de grupos relacionados com a indústria de água engarrafada, relativamente à campanha”, revela o comunicado. O vídeo já foi visto mais de 50 milhões de vezes e partilhados por diversas ONG ambientais e celebridades.

“A primeira carta veio de França, assinada pelo CEO da Nestlé Waters, Denis Cans, em nome da Federação Francesa de Água Embalada e Engarrafada. As restantes cartas vieram da Associação Internacional de Água Engarrafada (IBWA) e outras associações europeias similares” o que, para a empresa, “reflete a orquestração de um ataque coordenado da indústria, que tenta proteger a enorme e lucrativa indústria de água engarrafada, avaliada em 150 mil milhões de dólares”.

“Não deixaremos que estes grupos da indústria e as suas ameaças nos parem de dizer a verdade e tentar contribuir para salvar o nosso planeta”, diz em comunicado Daniel Birnbaum, CEO da Sodastream. “Estes grupos e associações são apenas uma fachada para os maiores produtores de plástico do mundo como a Danone (Evian), The Coca-Cola Company e Nestlé Waters, o maior produtor de águas engarrafadas do mundo. Todos estão a tentar obter mais lucro ao destruir o nosso planeta”, acusa o responsável.

As cartas provenientes da indústria de engarrafamento atestam que as suas garrafas de plástico são recicláveis e referem que a campanha da Sodastream “Shame or Glory” é deturpadora.

A poluição causada pelo plástico tem sido foco de atenção há várias décadas. No mês passado, a Quercus voltou a advertir para a quantidade de lixo que existe no mar e oceanos. Só na costa portuguesa, segundo um estudo da Universidade de Aveiro, há mais de 750 mil objetos a boiar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Foto: DR

IMI baixa para mais de 24 mil famílias que pediram reavaliação

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
O vídeo da “vergonha” está a levantar polémica