Orkut: petição brasileira pede à Google que não feche a sua primeira rede social

A carregar player...

Até 2011, foi a rede social mais popular do Brasil. O Orkut gozou de um sucesso sem paralelo no país, algo que o manteve vivo mesmo com a ascensão mundial do Facebook. Agora que a Google anunciou que vai fechar a rede social em setembro, surgiu uma petição para impedir o encerramento.

“O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum”, lê-se no texto da petição lançada no Brasil contra o fecho da rede. “O site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos.”

A iniciativa da Google era mais que previsível, tendo em conta os esforços que tem feito para impulsionar a utilização da sua rede Google+ – desde forçar a criação de uma conta para poder comentar no YouTube a criar uma conta automaticamente a todos os novos endereços de email.

A petição foi assinada por mais de 64 mil pessoas em dois dias e pede à Google que, se não for possível manter o Orkut vivo, “ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, cujas as comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook.” De que forma poderia a empresa fazer isso não é claro.

A Google anunciou que vai descontinuar o Orkut a 30 de setembro e que novas contas não poderão ser criadas a partir de agora. Apesar do sucesso do Facebook, só no ano passado foram criadas seis milhões de novas contas no Orkut.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(DR)

CGD ainda é dos bancos com mais crédito concedido para compra de ações

Fotografia: Jorge Amaral/Global Imagens

Um terço das empresas não pagou impostos. Mais de mil pagaram AIMI

(Carlos Santos/Global Imagens)

Sindicato e operadores com acordo que pode terminar conflito no porto de Setúbal

Outros conteúdos GMG
Orkut: petição brasileira pede à Google que não feche a sua primeira rede social