País cigarra: Portugal cai 20 lugares no financiamento à inovação

Daniel Bessa
Daniel Bessa

Em apenas dois anos, Portugal caiu dez lugares no ranking de países com maior impacto da inovação produzida no país. Era 17º em 2010, agora está em 27º, num universo total de 52 países. É um dos dados negativos que consta do Barómetro Inovação da Cotec (Associação Empresarial para a Inovação), em parceria com a Everis.

No global, Portugal caiu uma posição para 31º lugar, arrastado por uma derrapagem brutal dos níveis de financiamento: tanto o investimento público como privado caíram a pique em 2012. “Alguém podia ter esperado outra coisa, num ambiente de tanta dificuldade?”, comentou o economista Daniel Bessa, diretor geral da Cotec, referindo que era uma queda “expectável” e que podia ter sido pior.

O mais preocupante, para o economista, é que Portugal foi ultrapassado pelos países da Europa Central e Oriental, tais como Polónia e República Checa. O Barómetro também identifica Portugal como um “país cigarra”, que desperdiça os recursos que tem e apresenta sempre resultados inferiores ao que é esperado, devido a “alguma falta de capacidade de trabalho e “concretização.”

Veja aqui a infografia

No contexto da Europa do Sul, Portugal foi ultrapassado pela Espanha, algo que não tinha acontecido nas edições anteriores, apesar de se manter bem afastado da Grécia (que teve péssimos resultados). Um dos pontos que melhorou mas continua fraco é o do impacto económico da inovação, em que Portugal está em 45º entre 53 países. A capacidade exportadora é fraca, as exportações estão concentradas em poucas empresas e as pequenas e médias empresas sãomais pequenas que a média.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno 
(EPA-EFE/PATRICIA DE MELO MOREIRA)

Lentidão nos reembolsos fazem disparar IRS em plena crise

Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Costa. Plano de rotas da TAP “não tem credibilidade”

portugal covid 19 coronavirus

1342 mortos e 31007 casos confirmados de covid-19 em Portugal

País cigarra: Portugal cai 20 lugares no financiamento à inovação