aplicação

Passear por Lisboa a ouvir histórias sobre cada local

Guide4U conta-lhe as histórias sobre a cidade de Lisboa
Guide4U conta-lhe as histórias sobre a cidade de Lisboa

Uma nova aplicação audioguia para a cidade de Lisboa que revela histórias da cidade e da cultura portuguesa que podem ser ouvidas durante um passeio

Passear por Lisboa ao som das histórias da cidade já é possível, basta aceder à aplicação audioguia Guide4U, disponível na App Store e Google Play Store. Por agora a empresa, liderada por Nuno Bonifácio, ainda conta apenas histórias da capital do país, mas o objetivo é expandir-se a nível nacional e fazer a cobertura de todos os concelhos do País.

O conceito é simples. A Guide4U disponibiliza 18 pontos lisboetas georeferenciados para conhecer e redescobrir, como o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, o Castelo de S. Jorge ou a Praça do Município. Cada local tem dois ficheiros de som, que descrevem o que o utilizador pode observar, com uma breve explicação, e também uma história relacionada com o local, que pode remontar ao tempo dos descobrimentos ou à implantação da república.

A plataforma informática, as traduções, a contratação de voice overs e os estúdios, representaram um custo na ordem dos 45 mil euros, e não contou com qualquer apoio. O preço para a utilização da aplicação é de 1,99 euros.

O roteiro oferece uma descoberta caleidoscópica da cidade, a narrativa é contada por voice overs profissionais e está disponível em cinco línguas diferentes: inglês, francês, espanhol, italiano e português. Os responsáveis pelo projeto garantem que “não serve só para turistas. A nova aplicação permite conhecer Lisboa de dentro para fora: histórias sobre os monumentos mais emblemáticos ou recantos do coração da cidade”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Klaus Regling, líder do fundo da zona euro, e Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças da Alemanha, o maior acionista. Fotografia: EPA/JULIEN WARNAND

Maior credor de Portugal rejeita alívio nos juros da dívida

Fotografia:  JOÃO RELVAS/LUSA

CGD. Divulgação dos rendimentos era problema para Domingues

Fotografia: Nacho Doce/Reuters

Obrigações. Lesados da PT Finance vão processar bancos

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Passear por Lisboa a ouvir histórias sobre cada local