Passos Coelho. Governo ainda não decidiu “quem poderá apresentar-se” à RTP

Pedro Passos Coelho
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho não quis comentar o interesse do grupo luso-angolano Newshold na privatização da RTP.

“O governo dispõe nesta altura de um relatório quanto ao processo a seguir e levará com certeza [o dossier] a conselho de ministros”, decidindo nessa altura “quem poderá ou não apresentar-se” na privatização da RTP, “seja de origem portuguesa ou de outra”, disse apenas o primeiro ministro, em Bruxelas.

O grupo luso-angolano, que detém 15% da Cofina, quebrou ontem o silêncio, para em comunicado, assumir o seu interesse na compra da RTP. “Na hipótese de a solução a definir pelo Governo português para a privatização ou concessão da RTP se revelar um negócio interessante para as partes, a Newshold tem disponibilidade e meios, para isoladamente ou em parceria, apresentar uma candidatura séria”, disse o grupo dono do semanário Sol. Mais, o grupo diz sentir ser “quem está nas melhores condições para manter vivo o projeto da RTP em todo o mundo lusófono”.

O governo já disse por diversas vezes que queria ter o modelo de privatização da RTP definido até ao final do ano. Intenção que Miguel Relvas, ministro da tutela, tem vindo a reforçar, afirmando querer levar os modelos ao conselho de ministro ainda este ano. Segundo foi noticiado, o modelo a que o ministro da tutela mais se inclina é o da venda de 49% da RTP, mantendo-se o Estado como acionista, mas com a gestão a ser assegurada por privados. Todos os canais manter-se-iam neste cenário.

Um cenário de venda parcial da RTP confirmado recentemente por António Borges, consultor do governo para as privatizações.

Em setembro, em entrevista à RTP, Passos Coelho afastava a possibilidade da estação pública ser vendida a capitais estrangeiros. “”Não creio que essa hipotese (concessão a grupo estrangeiro) deva ser
considerada”, disse.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Passos Coelho. Governo ainda não decidiu “quem poderá apresentar-se” à RTP