Jogos

Pokémon Go. A nova febre da Apple Store tem problemas de privacidade

pokemongo

Pokémon Go é um sucesso tão grande que os servidores não aguentam abertura a novos mercados, pelo menos para já.

Chama-se Pokémon Go e é a nova febre das aplicações. Chegou a 7 de julho e, um dia depois, na sexta-feira, já era a app com mais downloads na loja de aplicações da Apple nos Estados Unidos, levando as ações da Nintendo a subir 35% até ontem.

Apesar dos milhões de downloads, começam a surgir alguns receios em torno do novo jogo que recria os desenhos animados com os monstrinhos de bolso que podem ser capturados em pokébolas. É que a aplicação dá autorização automática para ler os emails dos utilizadores, refere o The Independent.

Fazer o registo para utilizar a aplicação obriga a uma autorização que permite acesso a contas como Gmail e Google Drive. E não há forma, refere a publicação, de perceber se o acesso aos emails foi realmente violado porque a app do jogo não faz qualquer tipo de notificação, devido a um problema na política de privacidade.

Quando se efetua o registo, o utilizador tem duas vias a seguir: entrar com a conta google ou criar uma conta Pokémon. Quando é escolhida a primeira opção, a aplicação ganha privilégio para ver tudo, desde o calendário, tarefas aos próprios emails.

A única forma de perceber se o acesso está ou não a ser feito é através deste link. Mas quando rejeitado o acesso, o utilizador acaba por ser expulso da aplicação.

Adam Reeve, investigador e especialista em segurança, foi o primeiro a detectar o problema, mas acredita que deverá ter acontecido por engano, o que abre caminho a uma resolução.

A Niantic, empresa que desenvolveu o jogo, ainda não o lançou na Europa. Devido ao tão grande número de downloads, os servidores que suportam a app estão no limite. A abertura a novos mercados vai, por isso, ser feita de forma mais lenta.

 

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A Deliveroo encabeça a lista.
REUTERS/Phil Noble

Oito portuguesas no ranking 500 de tecnologia da Deloitte

Sindicatos da PT contra a Altice

Sindicatos avançam com ações contra PT

Fotografia: Rui Coutinho / Global Imagens

Défice da balança comercial aumentou em 613 milhões em outubro

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Pokémon Go. A nova febre da Apple Store tem problemas de privacidade