festivais

Primavera no Porto. O festival mudou a cidade?

Festival da Invicta atraiu para a cidade 23% de participantes estrangeiros, sobretudo espanhóis e ingleses. Maioria viaja para ir ao festival.

Depois do português, a língua mais falada no Porto, durante o festival Primavera Sound, é o espanhol. Os espanhóis são a maioria dos 23% de estrangeiros que visitam Portugal para participar no festival da Invicta e, na edição de 2015, 93% dos visitantes foram propositadamente ao evento.

O alojamento durante os dias de festival é o item em que os participantes gastam a maioria do dinheiro. Durante o festival, cada visitante gasta, em média por dia, 70,97 euros no Porto. Além desse valor, no recinto investe 55,62 euros, diariamente.

Os dados são de um estudo feito em parceria entre a NOS Primavera Sound e o ISAG – European Business School, sobre o evento de 2015.

Porto, 27/ 05/ 2016 - Decorreu esta tarde, no Parque da Cidade do Porto, o festival de música Mini Primavera Sound, dedicado aos mais jovens. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, em visita ao festival, acompanhado de Rui Moreira. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, em visita ao festival, acompanhado de Rui Moreira.
( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Nas três edições do festival, o evento foi mais popular entre os jovens mas registou um equilíbrio de género. Em 2015, 77,6% dos visitantes estavam solteiros (51% dos quais homens) e tinham idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (77%).

A localização é fator essencial na escolha do hotel dos visitantes (32,2% ficaram em hotéis, 23,8% em casas de amigos ou familiares e apenas 18% em hostels) e, dos participantes que pernoitam na cidade, a maioria fica três ou mais noites no Porto. Por isso, além do festival, estima-se que a maioria dos visitantes aproveite para conhecer melhor a cidade.

Porto, 27/ 05/ 2016 - Decorreu esta tarde, no Parque da Cidade do Porto, o festival de música Mini Primavera Sound, dedicado aos mais jovens. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Decorreu a 27 de maio, no Parque da Cidade do Porto, o festival de música Mini Primavera Sound, dedicado aos mais jovens.
( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

Primavera no Porto. O festival mudou a cidade?