Apple

Próximo sistema operativo para Mac chama-se “El Capitan” e chega no outono

A próxima versão do sistema operativo OS X para os computadores da Apple será lançada gratuitamente no outono

A próxima versão do sistema operativo OS X para os computadores da Apple será lançada gratuitamente no outono, provavelmente em outubro, segundo a empresa acaba de anunciar em São Francisco, onde decorre o eventual anual de programadores WWDC. O OS X 10.11 chama-se El Capitan, que está relacionado com o nome da versão anterior, Yosemite: El Capitan é uma formação rochosa no Yosemite National Park, na Califórnia.

“Esta próxima versão tem excelentes refinamentos e avanços”, explicou o vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, na apresentação de arranque do evento. Em várias demos, o responsável mostrou algumas dessas novidades – novos gestos para interagir com o email, a possibilidade de “pendurar” sites na barra do Safari, um botão novo na barra de endereço para desligar o som de qualquer janela ou todas (para quando algo começa a tocar e não se sabe de onde vem).

Mas o que gerou maior entusiasmo na audiência foi a “split view.” “Fizemos algo novo, a possibilidade de trabalhar com duas janelas lado a lado como se tivéssemos dois ecrãs”, explicou Federighi, sendo possível a interação entre as duas, usando toda a dimensão do ecrã.

No que toca ao desempenho, o executivo referiu que os números melhoram bastante – por exemplo, carrega aplicações e os primeiros emails 1.4 vezes mais rapidamente.

El Capitan estará disponível a partir de hoje para os programadores e entra em beta público em julho. A versão final chega depois do próximo iPhone, que deverá ser apresentado em setembro. Neste arranque do WWDC, que dura até sexta-feira em São Francisco, o CEO Tim Cook fez apenas uma breve introdução e não deu grandes informações. “Vou dispensar os updates habituais e dizer-vos apenas que está tudo a correr muito bem”, disse Cook, depois de um vídeo de introdução hilariante a fazer lembrar os vídeos da MTV antes de uma cerimónia de entrega de prémios. O evento, adiantou ainda o CEO, está completamente esgotado, e é por isso que a Apple vai fazer live streaming de dezenas de sessões online, para quem não conseguiu um lugar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
2. Os telemóveis desvalorizam até 78% do investimento num ano

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) antes de uma entrevista, esta manhã nos estúdios TSF.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Ana Jacinto. Hotelaria e restauração precisam de mais de 40 mil trabalhadores

Austin, EUA

Conheça o ranking das cidades mais desejadas pelos millennials em 2020

Próximo sistema operativo para Mac chama-se “El Capitan” e chega no outono