Turismo

Quanto tempo antes e até em que dia. O segredo das viagens baratas

Seguranças não têm casas de banho, balneários ou cantina no aeroporto de Lisboa.
Seguranças não têm casas de banho, balneários ou cantina no aeroporto de Lisboa.

Poupança na tarifa de avião pode chegar aos 45% se comprar com a antecedência certa e... no melhor dia da semana!

Se fica frustrado ao ouvir os amigos gabarem-se de terem conseguido um bilhete de avião daqui para Londres por apenas 20€ e nunca encontrou semelhantes preços, fique a saber qual é o truque para poupar nas tarifas.

A antecedência certa e até o dia da semana em que faz a pesquisa e conclui a compra fazem toda a diferença para chegar às viagens mais baratas.

Já vários estudos se debruçaram sobre a antecedência certa para comprar viagens mais baratas: entre sete semanas (segundo o Skyscanner, num estudo para Espanha) e até 15 dias (segundo a Hopper), havendo quem sugira não passar dos 57 dias de antecedência (Skyscanner).

Nos EUA, a Expedia e a Airlines Reporting Commission realizaram um estudo que concluiu haver poupanças até 32 dias de antecedência para voos domésticos e até 59 dias para os voos para o estrangeiro, podendo a poupança atingir 45%. Os preços sobem mais depressa nos 20 dias anteriores à viagem doméstica e nos 75 dias anteriores à viagem internacional.

Na Europa, o Skyscanner descobriu que cada destino europeu tem tempos de antecedecência diferentes para obter as maiores poupanças: entre Londres e Bruxelas, podem conseguir-se descontos de 17% a 20% com dois meses de antecedência; mas Paris já exige 10 semanas; e Roma ou Amesterdão precisam de três meses de antecedência para oferecer entre 19% e 30% de desconto nas tarifas. Janeiro é o mês de viagem mais económico para todos os destinos, com exceção de Paris, onde novembro é o mais barato. Agosto é sempre o mês mais caro para viajar para qualquer destino do mundo.

Tome nota das melhores datas para viajar de forma mais barata para alguns dos principais destinos internacionais: Banguecoque ou Lima (15% de desconto) em fevereiro; também é um bom mês para ir a Buenos Aires, embora haja ainda descontos em março; Nova Iorque e Havana em novembro pode permitir poupar entre 22% e 10%, respetivamente. De uma forma geral, o Skyscanner recomenda que se reservem destinos de longo curso com uma antecedência entre 21 e 28 semanas para conseguir o melhor preço.

Se a viagem for facultativa e depender do preço que estabeleceu, mas não conseguiu encontrá-lo com antecedência, pode sempre tentar as ofertas de último minuto. São menos frequentes, mas podem surgir e permitir grandes descontos.

E quanto ao melhor dia da semana para efetuar a reserva? O comparador de preços Airfarewatchdog assegura que os fins de semana são os melhores dias para comprar, ainda que “não seja aconselhável esperar por sábado para reservar uma boa oferta que viu numa quinta-feira”. Nos EUA, a Expedia refere que a terça-feira é o melhor dia para se reservar, ainda que não faça muita diferença em relação à poupança que obtém durante o fim de semana, enquanto a sexta-feira é pior dia da semana para encontrar bons negócios.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paulo Fernandes, presidente da Cofina

Cofina avança para OPA a 100% da Media Capital

Aviao TAP

TAP reforça rede em outubro: 82 rotas e 666 voos semanais no plano

Fotografia: Manuel de Almeida/EPA

Concorrência foi notificada quinta-feira do reforço do Estado na TAP

Quanto tempo antes e até em que dia. O segredo das viagens baratas