empreendedorismo

Quem quer aprender a ser empreendedor?

Marco Lamas e Paulo Morais, no IPAM
Marco Lamas e Paulo Morais, no IPAM

“Sim, definitivamente é possível ensinar a ser empreendedor. Não posso aqui deixar de invocar Peter Drucker, como faço regularmente quando esta pergunta é feita. Muito do que se ouve sobre empreendedorismo está errado. Não é nada de mágico; não é mistério; e não tem nada a ver com genes. É uma disciplina e como uma disciplina pode ser aprendida”, afirma convictamente Marco Lamas, ele próprio um empreendedor, gestor e formador que ajudou a conceber uma pós-graduação em Marketing & Empreendedorismo, no Instituto Português de Marketing e Administração (IPAM), no Porto.

“Esta pós-graduação é inovadora pela forma como todo o processo pedagógico está desenvolvido, ou seja, para além da formação tradicional em que os docentes partilham conhecimento e experiências, irá haver uma componente muito prática em que os alunos irão adaptar a matéria ao seu próprio negócio”, explica Paulo Morais, docente do IPAM que divide com Marco Lamas a direcção do curso.

A nova oferta pedagógica do IPAM-Porto tenta posicionar-se pelo seu carácter inédito a nível nacional e não faz questão de ter muitos alunos (20 vagas), até porque o acompanhamento personalizado por parte dos docentes será um factor crítico de sucesso. “Trata-se de uma pós-graduação orientada por objectivos e resultados práticos”, sublinha Marco Lamas.

No final do curso, que termina no próximo Verão, os alunos que tiverem interesse poderão expor os seus trabalhos a um grupo de investidores. Há acordos estabelecidos com Business Angels com interesse em conhecer novos projectos com potencial de crescimento e valorização. “Os Business Angels são uma das alternativas para arranjar investimento para alguns projectos, mas não são o único. Os alunos irão ficar a conhecer outras formas de financiamento a que poderão recorrer”, refere Paulo Morais.

A pós-graduação tem um custo de 2895 euros (incluindo custos com processo de admissão) se for paga totalmente no início, mas os alunos podem recorrer a financiamento bancário para diluir no tempo a propina. Mais informações em: www.ipam.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Fotografia: REUTERS/Robert Galbraith

Leia a carta que a Apple escreveu aos clientes europeus

António Costa durante uma visita ao Hub Criativo de Lisboa. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Travão nas importações evita paralisia da economia

Tom Hanks, no filme O Terminal. Fotografia: D.R.

Voo com escala de 47 anos? A queixa do cliente invadiu a internet

Slimani despediu-se de Alvalade no último domingo, com um golo ao FC Porto. 
(Filipe Amorim/Global Imagens)

Sporting vende Slimani por 30 milhões de euros

Abraj Kudai tem inauguração prevista para o ano de 2017

Este vai ser o maior hotel do mundo

Tamara e João Amorim foram o casal vencedor do concurso da TAP no ano passado. Durante sete meses viajaram pelo continente americano.

(Fernando Pereira/Global Imagens)

400 candidatos depois, conheça o vencedor do Gap Year Portugal deste ano

Conteúdo Patrocinado
Quem quer aprender a ser empreendedor?