Infografia

Ranking. Os países do mundo com mais prisioneiros

Portugal tem uma taxa de encarceramento superior à média europeia mas, ainda assim, está longe dos números surpreendentes que vêm de fora.

Imagine toda a população da região do Alentejo multiplicada por três. É essa a população prisional nos Estados Unidos, o país com o maior número oficial de detidos no planeta: mais de 2,2 milhões de indivíduos encarcerados em 4575 estabelecimentos espalhados por todo o país.

taxa de encarceramento-02

A nível global, estudos indicam que existem mais de 10,3 milhões de pessoas detidas em estabelecimentos prisionais, mais que toda a população portuguesa.

Se dividirmos o número de pessoas detidas por toda a população residente no país, o ranking muda substancialmente, embora países como os EUA, Rússia e Tailândia continuem a figurar na tabela como nações com maior número de detidos.

taxa de encarceramento-03

Limitando as contas ao panorama europeu, os números mudam substancialmente e embora os países mais populosos como o Reino Unido, França, Alemanha, Polónia e Itália apresentem valores acima dos 50 mil indivíduos detidos, as taxas de encarceramento são relativamente baixas quando comparadas com os campeões mundiais do encarceramento de pessoas.

taxa de encarceramento-04

Surgindo acima da média europeia, o Estado português divide os seus 14.236 detidos (dados de 15 de janeiro de 2016) por 49 estabelecimentos prisionais diferentes: 17 prisões (ou penitenciárias) centrais de dimensões maiores, para condenados a penas superiores a seis meses, 27 prisões regionais, quatro prisões especiais (onde são colocadas as pessoas que carecem de especial atenção como mulheres, menores, polícias ou pessoas com doença) e uma prisão de apoio.

Comparando com os países que lideram os rankings por especificação, o retrato do mundo prisional português pode ser comparado da seguinte forma:

O sistema prisional português prevê três regimes de segurança diferentes, médio, alto e especial, este último apenas aplicado na prisão de Monsanto, a única prisão de alta segurança em território nacional.

Os dados são da World Prision Brief, uma base de dados online que juntamente com a ICPR – Institute for Criminal Policy Research – compila informação oficial sobre prisões de todo o mundo.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

Ranking. Os países do mundo com mais prisioneiros