festivais de verão

Rock in Rio: Coisas a saber antes de se fazer à estrada

Fotografia: João Girão / Global Imagens
Fotografia: João Girão / Global Imagens

Lisboa prepara-se para receber o VII Rock in Rio. Fique a par dos horários, da oferta de comida e bebidas ou dos sítios para carregar o telemóvel.

Preço:

69 euros por dia. Não há passes para os dias todos.

Horários:
As portas da Bela Vista, o parque que serve de palco ao Rock in Rio, abrem às 16h00 e encerram às 04h00 nos dias 19, 20, 27 e 28 de maio. No último dia de concertos, a 29 de maio, a abertura e encerramento de portas ocorrem uma hora mais cedo.

Abertura e encerramento dos vários palcos:
No Palco do Mundoo palco principalo início das atuações está marcado para as 19h00 e o encerramento para as 02h00. No dia 29 tudo começa e acaba uma hora mais cedo (18h00-01h00). Esta regra do último dia do RIR aplica-se a todos os palcos.

Já no Palco Vodafone, o início está marcado para as 16h45 e o encerramento para as 21hoo (das 15h45 às 20h no dia 29). Este é também o horário do EDP Rock Street, um espaço que imita uma rua típica de uma cidade ou país e que este ano é o Brasil e onde há um palco mais pequeno por onde vão passar autores brasileiros.

Na tenda Eletrónica tudo começa às 22h00, estando o encerramento agendado para as 04h00. Mas antes disso, este mesmo espaço acolhe as “festas de piscina” ou Pool Parties “inspiradas nas festas míticas da cidade de Las Vegas” que decorrem na piscina que este ano surge na tenda eletrónica. Estas festas começam às 18h00 e acabam às 21h00.

 

O que se pode levar na mochila:
As mochilas não ficam à porta do RIR, mas por motivos de segurança o seu interior tem de ser verificado, ou seja, prepare-se ser revistado e não leve garrafas, latas, capacetes, armas ou outros objetos que possam ser considerados perigosos, porque vão ficar à porta. Se quiser evitar ser revistado, haverá um bengaleiro gratuito que se encontra junto à rotunda da Bela Vista, no exterior do recinto.

Também não é permitida a entrada a animais, exceto cães de assistência.

Transportes e respetivos horários:
As estações do Metropolitano de Lisboa encerram à 1h00 e vai ser este também o horário de funcionamento nos dias do RIR. A estação mais próxima é a Bela Vista e fica na linha vermelha a caminho do Parque das Nações, ou seja, daqui facilmente se faz ligação com as linhas Azul, Verde e Amarela. Também pode usar o comboio. Os horários são os mesmos e aceita passe, mas também acaba cedo.

Na Carris a oferta é vasta, e basta ver qual se adequa. Hhá vários autocarros que passam do lado da Av. Almirante Gago Coutinho, que fica a metros da entrada do festival. É o caso do 705 que vai da Estação do Oriente à de Roma-Areeiro; o 708 do Martim Moniz ao Pq. das Nações Norte e o 722 entre a Praça de Londres e a Portela). E há outros tantos do lado de Chelas como o 755 entre Poço Bispo e Sete Rios; o 793 de Marvila à Estação de Roma-Areeiro e o 794 entre o Terreiro do Paço e a Est. Oriente.

Os bilhetes Lisboa Viva e os normais passes servem para estes autocarros, mas não para o serviço especial que o Rock in Rio criou para ser usado, principalmente, no regresso a casa quando já não deverá haver autocarros da Carris ou metropolitano.

Este serviço especial consiste em dois autocarros que fazem dois caminhos diferentes. Assim, a Carreira F parte da Av. Almirante Gago Coutinho e vai até ao Cais do Sodré e a Carreira C sai da Bela Vista (Rua Cidade de Bratislava) em direção à Estação Oriente. Este serviço especial funciona entre as 00h30 e as 04h00 e não tem horários pré-estabelecidos, ou seja, sai ou entram conforme com a afluência de passageiros.

Onde comer:

Dentro da Cidade do Rock há cerca de 15 espaços de restauração e a oferta é variada. Além dos já tradicionais Psicológico, Telepizza, Portugália, Primor, O Padeiro, Sabor Serrano, Afonso dos Leitões, Sinal Mais e Kebab Golden, há algumas novidades. É o caso das tortilhas recheadas em formato de wraps do chef Kiko, passando pelas empanadas argentinas de frango e os croquetes de alheira com mel e mostarda do Masstige ou a tiborna de lulas ou de sardinha do chef Vítor Sobral na Charcutaria de Lisboa e na Tasca da Esquina.

Pontos para carregar o telemóvel:
Para evitar arrelias com a falta de bateria no telemóvel, a Cidade do Rock vai ter pontos de eletricidade para carregamento em várias zonas do recinto. É só procura-las.

Médicos e segurança:

Se tiver algum azar terá mais de mil profissionais de segurança a trabalhar no Rock in Rio, e se sentir mal ou se se aleijar no terreno acidentado do Parque da Bela Vista haverá cerca de 50 profissionais de saúde a trabalhar no centro médico ao lado do palco principal ou no posto de saúde junto ao palco secundário (Vodafone) ou numa das 10 equipas móveis e 4 ambulâncias que estarão disponíveis. O parceiro do Rock in Rio neste caso é o grupo Lusíadas Saúde.

Mobilidade Condicionada:

Haverá seis casas de banho para quem tem a mobilidade condicionada e ainda várias rampas e duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Palco Vodafone. Existe ainda estacionamento para pessoas com carro que tenha o dístico de mobilidade condicionada.

Pagamentos com MB Way:

É uma estreia. Apesar de haver várias caixas multibanco no recinto e de dar para pagar com cartão ou a dinheiro, o Rock in Rio vai disponibilizar o serviço MB Way o que significa que os visitantes vão poder fazer pagamentos sem dinheiro ou cartões, apenas com o telemóvel. Para isso tem de fazer download da aplicação MB Way que está disponível para Apple, android e Windows e aderir ao serviço num multibanco ou no homebanking, associando os cartões que desejar ao seu número de telefone e definindo o PIN MB WAY (com 6 dígitos) que irá utilizar para validar todas as operações no seu smartphone ou tablet.

Concierge em estreia:
É uma estreia no RIR de Lisboa. Pela primeira vez a área VIP vai ter serviços de transporte de luxo. Este Concierge VIP está a cargo da empresa Boulevard que irá também disponibilizar serviços de reservas de hotel e de passeios turísticos.

Cartaz:

Se ainda não decidiu em que dia(s) quer ir ao RIR, recorde quem pode ver nos cinco dias no palco principal do evento. E veja aqui para os quatro palcos.

Cartaz RIR 2016

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

Rock in Rio: Coisas a saber antes de se fazer à estrada