media

RTP confirma António José Teixeira e critica ERC

Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da RTP. Fotografia: Natacha Cardoso/Global Imagens
Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da RTP. Fotografia: Natacha Cardoso/Global Imagens

Administração não entende chumbo a Fragoso por situação que aceitou na Madeira e nos Açores.

Gonçalo Reis confirmou hoje a escolha de António José Teixeira para liderar a informação da RTP, sublinhando não entender o chumbo da ERC à solução anteriormente apresentada, quando a redação a aprovava e o príprio regulador a aceitou para as Ilhas, também no ano passado.

Antes de Teixeira, José Fragoso fora indicado para o cargo mas essa opção teve oposição da Entidade Reguladora para a Comunicação, por ir acumular com estas funções as de diretor de programas. “O modelo em causa cumpria rigorosamente a Lei da Televisão, os Estatutos da RTP e o Contrato de Concessão”, reforça a administração da RTP.

“A 19 de dezembro, a RTP propôs a acumulação da Direção de Informação e da Direção de Programas da RTP1 e RTP Internacional na mesma pessoa, um jornalista com competência comprovada e capacidade de organização”, relata em comunicado, acrescentando que a solução apresentada não só recebeu o parecer favorável do Conselho de Redação como esse modelo, “que estaria sujeito ao normal escrutínio dos vários órgãos de gestão e fiscalização da atividade da RTP, já tinha sido aplicado em quatro direções anteriores” e encontra-se mesmo ativo na Madeira e nos Açores, “com parecer favorável da ERC dado em 2018”.

Ainda assim, uma vez que o regulador desta vez chumbou a decisão de Fragoso, “o Conselho de Administração decidiu indigitar uma nova Direção de Informação de televisão, com todas as capacidades para desenvolver um serviço público de excelência”, escrevem os administradores, indicando, como o Dinheiro Vivo avançara aqui, António José Teixeira como Diretor de Informação de televisão e da RTP3. Adília Godinho e Joana Garcia (com a informação diária e RTP3), Carlos Daniel (com os programas de informação não diários) e Hugo Gilberto (com a redação do Porto e o desporto) serão adjuntos de Teixeira, que chegou à RTP em 2016, depois de quase uma década à frente da SIC Notícias, sendo escolhido para adjunto do então diretor de informação Paulo Dentinho. Como subdiretores, terá Luísa Bastos e Rui Romano.

A RTP adianta que “irá proceder às formalidades legais com vista à entrada em funções da nova equipa” que irá substituir Maria Flor Pedroso, que saiu ao fim de um ano de um mandato, na sequência do confronto com Sandra Felgueiras por causa do Sexta às Nove. (Leia mais aqui)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

RTP confirma António José Teixeira e critica ERC