CES 2019

Samsung: Bixby em tudo, acordo com Apple e robô-enfermeiro

HS-Kim-President-and-CEO-of-Consumer-Electronics-Division-Samsung-Electronics-at-CES-2019-Samsung-Press-Conference-4

No CES 2019, em Las Vegas, a gigante sul-coreana anunciou uma série de companheiros robóticos e mostrou avanços na inteligência artificial

Não houve smartphones dobráveis, mas pelo palco da conferência da Samsung na feira de eletrónica CES passaram novidades suficientes para satisfazer as expectativas. A fabricante sul-coreana anunciou que vai lançar os primeiros smartphones 5G até ao verão, demonstrou as novas capacidades de inteligência artificial da assistente digital Bixby, revelou uma televisão 8K opulenta que vai marcar a tendência do mercado e mostrou como os novos companheiros robóticos farão parte do quotidiano no futuro. Pelo meio, detalhou um acordo com a Apple que não só irá levar o iTunes Movies às novas televisões Samsung (em 100 mercados), também as tornará compatíveis com AirPlay 2, a tecnologia que permite fazer streaming de conteúdo a partir de iPhones, iPads ou Macs em quase todo o mundo (190 países).

De resto, a LG já tinha anunciado na parte da manhã que os seus novos televisores passarão a ser compatíveis com AirPlay e HomeKit, e a Vizio revelou o mesmo para os modelos SmartCast que vão sair na Primavera. A Apple pode não ter presença direta no evento, mas está a fazer ondas neste pré-arranque.

“Estamos a reforçar a abertura para garantir que a Samsung conecta com todos os dispositivos”, explicou Dave Das, vice presidente da divisão norte-americana, durante a conferência. Momentos antes, no discurso de abertura, o presidente HS Kim fez questão de sublinhar isso mesmo: a “visão da Samsung” é de menos barreiras e melhor experiência na Internet da Coisas, num futuro próximo em que todos os eletrodomésticos se ligam entre si e aos dispositivos móveis dos utilizadores.

“2019 trará mais investimentos em inteligência artificial, 5G e IoT para alimentar a nova visão de uma vida conectada”, afirmou. O elemento que liga tudo isto é a Bixby, assistente por voz que a partir de agora saberá mais coisas e estará em todo o lado. Por exemplo, é possível pedir-lhe que marque coisas na agenda através da televisão ou perguntar como está o tempo através dos altifalantes Galaxy Home (que ainda não estão no mercado). A marca apresentou também a nova versão dos frigoríficos inteligentes Family Hub, que introduz um “quadro familiar” e permite usar a Bixby para chamar um Uber ou criar uma receita com a comida que está no frigorífico. E a assistente também estará nas máquinas de lavar e secar roupa: quando os ciclos estão terminados, ela avisa com uma notificação móvel.

Os companheiros robóticos

Na parte final da conferência, o presidente de inovação Yoon Lee informou que a empresa tinha “mais uma coisa” para apresentar, usando uma expressão celebrizada por Steve Jobs, da Apple. Eis quando foram revelados três companheiros robóticos e um exoesqueleto robótico em que a marca está a trabalhar. Lee referiu que estas “plataformas baseadas em robótica”, Bot Care, Bot Air, Bot Retail e Samsung Gems “podem ser aplicadas” a uma variedade de situações e segmentos.

A demonstração em palco coube a um Bot Care, um robô que por momentos fez lembrar “Eve”, do filme de animação Wall-E. Apresentado pelo diretor de pesquisa em IA Gary Lee, o Bot Care

conversou com os executivos da Samsung e informou que o seu trabalho é ajudar a “manter a saúde” dos humanos com quem habita – monitorizando a toma de medicamentos, fazendo exames simples diariamente e dando indicações relevantes a cada um. A demo funcionou sem percalços quando Yoon Lee colocou um dedo por baixo do visor do Bot Care e este mediu a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Sobre os outros robôs quase não foram dados detalhes, salvo que o Bot Air “consegue identificar fontes de poluição” e purificar o ar interior e que o Bot Retail “personaliza a experiência de retalho.”

Televisões e computadores

Como não podia deixar de ser, a Samsung aproveitou o CES para mostrar a sua nova coqueluche no segmento de televisores, que lidera há 13 anos: a QLED 8k de 98 polegadas (a sua maior de sempre) com tecnologia quantum dot, contraste afinado e pronta a suportar HDMI 2.1. Uma das vantagens deste colosso para a sala de estar é que consegue melhorar qualquer conteúdo, independentemente da resolução nativa, e tem aprendizagem de máquina embebida para ir melhorando a reprodução de imagens, podendo mesmo recuperar pixeis.

No segmento de computadores, foram apresentadas duas novidades: o Notebook 9 Pro e o Notebook Odyssey. O primeiro foi “desenhado para a força de trabalho do futuro”, disse Alanna Cotton, vice presidente da Samsung América. O segundo é para jogadores e traz a nova placa gráfica da Nvidia, GeForce RTX 20-series.

Durante a conferência, houve tempo ainda para falar do “cockpit digital 2019”, com integração – mais uma vez – da Bixby e do Samsung Space Monitor para o ambiente de trabalho. Em termos de smartphones, será necessário esperar pelo Mobile World Congress, que arranca a 25 de fevereiro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal. Foto: REUTERS/Regis Duvignau

TAP com prejuízos 118 de milhões em 2018

Roman Escolano, ministro da Economia de Espanha, Mario Draghi, do BCE, e Mário Centeno. Fotografia: REUTERS/Yves Herman

Portugal ainda satisfaz pouco nas reformas estruturais, mas supera nota da UE

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução e vice-governador do Banco de Portugal.

Banca só pagou 20% dos custos do Fundo de Resolução

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Samsung: Bixby em tudo, acordo com Apple e robô-enfermeiro