Sapatos também são estrelas de novela

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Há 20 anos, foi necessário convidar um professor de Harvard, Michael
Porter, para estudar a economia portuguesa e saber que o futuro estava
nos sectores tradicionais, como o têxtil e o vestuário, a cortiça e o
calçado, em que acumulamos décadas de bem saber fazer. Duas décadas
depois, a SP Televisão escolheu a indústria do calçado como tema central
da intriga da novela ‘Sol de Inverno’, que estreou na SIC a meio de
setembro.

Para quem nunca viu, saiba que o enredo principal de Sol de Inverno gira em torno de uma empresa que produz e comercializa a Boheme, uma
famosa marca de sapatos de senhora, que tem lojas abertas em Lisboa, Porto, Madrid e Paris, mas que não quer ficar por aqui. Este é um universo empresarial que
se pretende “luxuoso, requintado e cosmopolita”, diz a SP.

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E porquê a indústria de calçado, quisemos saber. “Começamos por fazer uma pesquisa de várias áreas de negócios que fossem representativas da indústria portuguesa, com projeção internacional. Precisávamos de uma indústria que, do ponto de vista da imagem, pudesse ser trabalhada, um negócio feminino, com impacto visual”, explicou ao Dinheiro Vivo o diretor de Conteúdos da SP Televisão.

Segundo Pedro Lopes, foram ponderadas outras alternativas, como o têxtil, a cortiça e o vinho, mas a escolha do calçado “foi quase óbvia”, porque, sendo “um dos bons exemplos da nossa economia”, com um grande crescimento ao nível das exportações, isso traduz-se numa grande projeção nos jornais e torna o tema mais fácil de comunicar e do público o reconhecer como ‘verdadeiro'”.

Leia também: A indústria mais sexy da Europa

O calçado usado na novela para dar corpo à marca Boheme é do estilista Luís Onofre (que vai abrir lojas na Colômbia) e há pequenas imagens de ambiente de fábrica, sobretudo cenas de passagem, onde é aplicado o nome Boheme nos sapatos, que são filmados na unidade de Onofre em Oliveira de Azeméis.

Mas a unidade de gaspeadeiras – a parte de costura – que se vê na novela foi criada em estúdio pela SP. Pedro Lopes mostra-se satisfeito com a aceitação do público, já que Sol de Inverno é líder de audiências.

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