Sumol avisa que tem uma estratégia clara para reforçar a liderança

Ana Rita Martins, gestora de marketing dos Refrigerantes & Águas Sumol+Compal
Ana Rita Martins, gestora de marketing dos Refrigerantes & Águas Sumol+Compal

É uma das marcas mais queridas dos portugueses. O segredo: ser uma bebida original. Se a crise não a destronou, não é a chegada de um novo concorrente, a angolana Blue, que a assusta. A marca faz 60 anos e fala na estratégia para reforçar a liderança.

“Mais do que uma bebida, Sumol desperta
emoções e desafia os consumidores, acima de tudo, a serem
originais”, começa por definir Ana Rita Martins, gestora de marketing da área de Refrigerantes & Águas da Sumol+Compal.

Mesmo em crise? “O mercado português de bebidas de alta
rotação sofreu uma contracção do consumo privado, consequência
da situação económica do país e do agravamento da fiscalidade
dirigida ao sector das bebidas e da restauração”, explica a responsável. Contudo, a “Sumol conseguiu, neste enquadramento negativo, reforçar a sua
liderança na categoria das bebidas de fruta com gás”, destaca.

E o primeiro trimestre do ano não foi diferente. Além do efeito negativo do agravamento do IVA em várias categorias de bebidas e à restauração, as
condições climatéricas foram também prejudiciais ao negócio, aponta Ana Rita Martins, acrescentando que a Sumol conseguiu, no entanto, aumentar vendas. Só não diz quanto.

Com a chegada de novas marcas ao mercado, caso da angolana Blue (distribuída pelo grupo
Delta), a Sumol avisa que tem uma estratégia clara que visa
reforçar a liderança. “Temos um plano de
actividades robusto assente nos 60 anos da marca e que passa não só
por uma nova campanha de publicidade, mas também por um programa de
activação junto dos consumidores”, diz a gestora da marca da Sumol+Compal.

Mas nesta estratégia há um marco importante: 2010, quando a Sumol iniciou uma nova etapa,
uma nova história que começou com o manifesto e marcou uma mudança
na comunicação da marca, procurando-se reforçar o elo emocional
com os consumidores em torno de uma mensagem mais universal –
“Mantém-te Original” – e transversal a um target mais
alargado.

“A marca Sumol fala por isso para todas
as gerações, dos 7 aos 77. Mais do que a idade, Sumol fala com
todos os ‘jovens de espírito’, sejam aqueles que ainda não
sabem o que é a vida adulta, ou aqueles que lhe ousam resistir”, explica Ana Rita Martins.

Para dar continuidade a este espírito, a Sumol lança agora a campanha “60 anos, 1 verão”, que
junta todos os verões de há 60 anos num verão único, contínuo e
original. Pegando neste espírito, a Sumol envolveu alguns dos seus colaboradores que, através de
fotografias suas e de promessas, deram a cara em alguns suportes de
comunicação interna.

Ler mais: Sumol lembra-nos as promesas que fizemos nos verões passados

A Sumol continua ainda a apostar no Sumol Summer Fest, que se
realiza nos dias 26, 27 e 28 de junho, e no surf e bodyboard. Por outro lado, promete Ana Rita Martins, este ano vai haver novidades nas
Festas de Lisboa, associados aos 60 anos da marca e ainda ativações
que certamente irão surpreender os fãs de Sumol.

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