Venda de telemóveis cai 21% em Portugal no 2.º trimestre

Samsung ganha terreno graças ao Android
Samsung ganha terreno graças ao Android

As vendas dos telemóveis em Portugal, no segundo trimestre de 2012, caíram 21%, totalizando 1,08 milhões de unidades.

Segundo revela o estudo IDC European Mobile Phone Tracker, foram vendidos menos 96 mil telefones por mês, o correspondente à maior queda registada em períodos homólogos.

Durante o trimestre em análise, foram vendidos 623 mil unidades de telefones tradicionais, uma descida de 37% face ao segundo trimestre de 2011.

Por outro lado, refere ainda o mesmo estudo, que foram também vendidas 457 mil unidades de smartphones, um crescimento de 37% face ao período homólogo. O segmento dos smartphones representou 42% das vendas totais do trimestre.

“O segundo trimestre continuou a ser afetado pela forte contração da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afetou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a europa, ao qual os consumidores portugueses não têm sido indiferentes”, justifica Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da Área de Telefones Móveis da IDC.

Verifica-se também que, à semelhança do que aconteceu na Europa, os rumores de lançamento de vários modelos dos principais fabricantes, previstos para o terceiro trimestre, têm contribuído para que muitos consumidores adiem a intenção de compra de smartphones. A tendência afetou principalmente a alta gama do mercado.

Outra das constatações do estudo é que Samsung e Sistema Operativo Android lideram no mercado português

Em Portugal, a quota de mercado da Samsung continua a crescer, sobretudo devido ao sucesso da gama de produtos Android, defende o estudo IDC. O fabricante coreano tem conseguido dominar a alta gama, na qual só encontra concorrência por parte do iPhone da Apple.

Contudo, são os produtos de média gama que registam as maiores vendas. O domínio do sistema operativo Android é também uma das características a destacar no período analisado.

As vendas totais deste sistema operativo alcançaram 338 mil unidades, ou seja, 74% das vendas totais de smartphones em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 37% face ao período homólogo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Venda de telemóveis cai 21% em Portugal no 2.º trimestre