WhatsApp

WhatsApp: vêm aí mensagens de voz gratuitas

ng3093841

O sucesso da WhatsApp atingiu um novo patamar, ao chegar aos 300 milhões de utilizadores. A start-up de quatro anos, que fornece mensagens gratuitas tipo SMS e MMS em smartphones, continua a crescer a grande velocidade e vai agora lançar mensagens de voz na mesma plataforma.

Segundo o All Things D, do Wall Street Journal, a WhatsApp começou a lançar ontem a funcionalidade de mensagens de voz para todas as versões da aplicações, para iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone e Nokia. O CEO da start-up, Jan Koum, liderou o projeto nos últimos seis meses.

O interessante nesta aplicação é que não tem vantagens aparentes sobre outras apps concorrentes, algumas das quais (como o Viber ou o Voxer) têm chamadas gratuitas, e no entanto é aquela que continua a crescer com mais expressão.

Koum diz ao All Things D que a inovação da WhatsApp está no quão simples será enviar uma mensagem de voz. O utilizador só tem de carregar na tecla correspondente, gravar a mensagem e tirar o dedo do ecrã. A mensagem é enviada logo a seguir. Se decidir que afinal não quer envir a mensagem, só tem de deslizar o dedo para a esquerda e a gravação é apagada.

Não haverá limite para a duração da gravação e o remetente da mensagem verá um microfone azul assim que a mensagem tiver sido ouvida pelo destinatário.

As mensagens de voz serão importantes em particular para os utilizadores cujas línguas são mais difíceis de escrever em teclados (por exemplo, russo).

Assim que este lançamento estiver pronto, Koum vai começar a virar-se para produtos de média, tendo em conta que os utilizadores do WhatsApp enviam mais de 325 milhões de fotografias por dia na plataforma.

Um dado curioso que Koum deu ao All Things D é a sua popularidade nalguns territórios: no Brunei, por exemplo, a aplicação tem 70% de penetração na população, enquanto que em Hong Kong é usada por 50% da população.

Veja a entrevista de Jan Koum na D5 em abril

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

WhatsApp: vêm aí mensagens de voz gratuitas