Tecnologia

Windows 10 permite escrever à mão

A carregar player...

Com a simples utilização de uma caneta própria poderá escrever no ecrã do seu portátil e partilhá-lo com outro utilizador em tempo real

A Microsoft apresentou ontem as mais recentes funcionalidades da Xbox One e daquele que já é o líder dos Windows.

O Windows 10, com mais de 400 milhões de utilizadores ativos, apresenta-se agora “mais seguro do que o próprio antivírus”, segundo refere Joana Pires, Diretora de Negócio Windows Microsoft.

novo windows

Trazendo consigo o Windows Ink, possibilitando o uso de uma caneta, este permite uma escrita mais fluida ao utilizador e, consequentemente, uma realização de trabalhos em Office mais facilitada. Com esta nova funcionalidade, explica a empresa, o leitor já pode escrever mais livremente no seu portátil: basta abrir as sticky notes do seu computador e pegar na caneta para começar a anotar.

stickynotes

O objetivo do onenote, instalado no Office, é permitir-lhe, não só a visualização dos apontamentos, a colagem de imagens e a escrita nas mesmas, como a partilha do seu brain storming em tempo real. Caso esteja numa reunião, poderá fazer um esboço do seu plano ao mesmo tempo que este é visto noutro computador, por outro utilizador, em qualquer lugar do mundo, enquanto o desenha.

Ao nível da segurança também há surpresas. O Windows Hello é um novo modelo de segurança e irá proporcionar uma autenticação por biometria, fazendo com que o utilizador consiga aceder à sua dropbox, por exemplo, com base num reconhecimento visual.

Se é adepto de screenshots também vai gostar desta novidade. A partir de agora será possível fazê-lo no computador, como foi visto na apresentação. Designado por screen sketch, o screenshot do seu pc, deve ser colocado no sketchpad para que possa “rabiscá-lo”. O sketchpad, igualmente renovado, permite-lhe neste momento desenhar com régua e converter as suas notas, inicialmente feitas à mão, com a caneta, para formatação à máquina.

screen sketch é o screenshot do computador

Além destas inovações, a realidade aumentada é outra das vantagens do Windows 10, a qual poderá facilitar arquitetos, engenheiros civis e não só, a percecionar os espaços, os objetos e as infraestruturas e analisá-los de outro prisma.

No caso da Xbox One, a transformação passa por poder ser integrada em qualquer dispositivo. A consola permite instalar os jogos não só na Xbox como no computador, no tablet ou até no smartphone. Como observado na apresentação da empresa, a experiência de jogo passa a ser diferente pois, a consola contém uma função de emparelhamento que possibilita ao jogador encontrar novos adversários, adequados ao seu nível, e comunicar com eles a partir de auscultadores para chat Xbox One.

A Xbox One vai ter no mercado duas edições especiais: Xbox One S Gearsof War 4 e Xbox One S Battlefield 1.

Além de ter um design renovado, tanto por dentro como por fora, a nova Xbox é 40% mais pequena, tem a opção de ser colocada na vertical por ser mais fina que o habitual, tem 500 GB, apresenta conteúdos em 4K e Blu-Ray e o alcance aumentado é outra das inovações. O comando também foi redesenhado: não traz fios e contém uma textura diferente para que, com a duração do tempo de jogo, as mãos não escorreguem.

óculos

Óculos Hololens

Por último, relacionado com a área de mix reality, a Microsoft apresentou os seus Hololens. Os óculos que, por terem a funcionalidade de medir a área onde estamos, nos permitem jogar a 3 dimensões. Este dispositivo sem fios proporciona uma entrada no jogo como se, de facto, fizéssemos parte dele. No fundo, o nosso dedo é o rato e sempre que apontamos é como se estivéssemos a clicar e a disparar contra os avatares.

Com os Hololens existe ainda a possibilidade de ver uma casa, por dentro e por fora, em tamanho real. O utilizador pode entrar na habitação e, inclusive, abrir as janelas, apagar a lareira, entre outras. A casa é um projeto 100% português e tem em vista auxiliar arquitetos e engenheiros, de entre muitas outras coisas, na sua perceção da orientação da luz solar, por exemplo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa Fotografia: Rodrigo Cabrita / Global Imagens

Medidas do Banco de Portugal para travar riscos no imobiliário são “adequadas”

Lisboa Fotografia: Rodrigo Cabrita / Global Imagens

Medidas do Banco de Portugal para travar riscos no imobiliário são “adequadas”

António Mexia, CEO da EDP. (Fotografia: Sara Matos / Global Imagens)

EDP assina compromisso para limitar aquecimento global a 1,5°C

Outros conteúdos GMG
Windows 10 permite escrever à mão