E3

Xbox revela nova consola e mostra jogo do português Luís António em LA

A próxima consola da Xbox tem o nome de código Scarlett e foi revelada na E3 2019, em Los Angeles
A próxima consola da Xbox tem o nome de código Scarlett e foi revelada na E3 2019, em Los Angeles Ana Rita Guerra

No pré-arranque da E3 2019, a Xbox levou Keanu Reeves ao palco do Microsoft Theater e revelou que o Project Scarlett levará à próxima consola

A única das três grandes a fazer conferência na antecipação da feira de videojogos E3 em LA subiu a fasquia este ano. Houve vários momentos altos na apresentação da Xbox no Microsoft Theater, que durou hora e meia – e a estreia mundial do trailer do jogo “12 Minutes”, um projeto pessoal do português Luís António, foi um deles. No final, o líder da Xbox Phil Spencer avançou detalhes muito antecipados sobre a próxima geração de consolas. E pelo meio, uma aparição surpresa de Keanu Reeves, o lançamento do serviço de streaming e do Game Pass Ultimate.

Gears 5” é o cabeça de cartaz da Xbox Game Studios para 2019 e foi um dos 14 originais dos estúdios da Microsoft mostrados na apresentação pré-E3. A empresa anunciou também que vai adquirir o Double Fine Productions, o 15º estúdio a ser adicionado ao Xbox Game Studios.

“Este é o momento mais criativo e energizante da história dos videojogos”, declarou Phil Spencer, no tom apoteótico que lhe é característico nas conferências da E3. “Há uma nova era de possibilidades criativas”, reiterou, sublinhando que “os jogadores estão em todo o lado” e que em menos de duas décadas, o número de jogadores mais que triplicou em todo o mundo.

No Natal do próximo ano, a expectativa da Microsoft é que muitos deles escolham a nova consola em que está a trabalhar. “Project Scarlett” é o nome de código e a intenção da equipa de desenvolvimento, disse Spencer, é “criar o futuro dos jogos” com um regresso às origens. “Ouvimos o que vocês disseram. Uma consola deve ser otimizada para uma única coisa, jogar”, disse o responsável.

Phil Spencer, Xbox

Phil Spencer, líder da Xbox

De acordo com um vídeo descritivo que foi passado no auditório, a Microsoft trabalhou com a AMD no desenvolvimento do processador da nova consola, que é “quatro vezes mais poderoso” que o da Xbox One X. A resolução é “algo que nunca vimos antes”, a nova geração de SSD abre a porta a um grande aumento de desempenho e por isso a Scarlett permitirá uma verdadeira experiência de jogo “em tempo real”, sem ter de esperar pelo carregamento de um novo capítulo.

“É a consola mais poderosa que alguma vez desenhámos, otimizada para os jogadores”, disse Spencer, com “experiências imersivas que começam no coração do próprio silício.” A consola vem ainda com brinde: “Halo Infinite”.

Keanu Reeves e um jogo português

O trailer de “Cyberpunk 2077”, o novo título dos polacos CD Projekt Red, já tinha logrado grande interesse na audiência que entupiu o Microsoft Theater. Mas quando a última cena do trailer mostrou um personagem baseado em Keanu Reeves e o ator apareceu em carne e osso em palco, foi o pandemónio. Reeves quase não conseguiu dizer o que estava previsto, dadas as interrupções e euforia dos presentes. “Sou sempre atraído por uma história fascinante”, disse Reeves, contando como o estúdio CD Projekt o convidou para fazer parte do título. A ação, contou, situa-se na metrópole do futuro, em que as modificações corporais são comuns. “A sensação de estar ali a caminhar nas ruas do futuro vai ser realmente de cortar a respiração”, prometeu. O jogo será lançado a 16 de abril de 2020.

Imagem do jogo "12 Minutes", concebido pelo português Luís António

Imagem do jogo “12 Minutes”, concebido pelo português Luís António

Sem data nem mais pormenores mas um trailer que deixou toda a gente pregada à cadeira, o jogo criado pelo português Luís António, “12 Minutes”, foi apresentado pela primeira vez num palco à escala mundial. Um projeto em desenvolvimento há vários anos, o jogo produzido pela Annapurna Interactive conta a história de um homem preso numa repetição de eventos. Tudo se passa na sala de estar e vê-se de cima, como se estivéssemos a olhar para a planta da casa. Há um mistério que o jogador terá de decifrar e, a julgar pela reação da audiência, boas hipóteses de que muita gente tentará fazê-lo.

Streaming e xCloud

Antes de ser possível comprar a próxima consola, Project Scarlett, a Xbox vai disponibilizar em formato preview o seu novo serviço de streaming em outubro. A intenção com o Project xCloud é “dar a toda a gente em qualquer lugar o poder de jogar”, disse Phil Spencer. O serviço vai transformar a Xbox One “no seu próprio servidor xCloud pessoal e gratuito”, de forma a permitir jogar em dispositivos móveis em casa ou fora dela.

Sem mais detalhes, é difícil perceber como o serviço irá comparar com o Google Stadia, que deverá ser lançado em novembro e promete o streaming de jogos para qualquer dispositivo.

Foi também anunciada a abertura do beta para o Game Pass PC, por 9,99 dólares, e o Game Pass Ultimate, que junta todos os passes (consola, Live Gold e PC), com o preço de 14,99 dólares.

Batalhão de jogos

Foram apresentados, estreados ou destacados mais de 60 jogos nesta conferência da Xbox. “Halo Infinite”, que sai no Natal de 2020 e fechou a apresentação, arrancou uma das maiores ovações. “Blair Witch” chega a 30 de outubro, “Star Wars Jedi: The Fallen Order” a 15 de novembro, “Bleeding Edge” (em alfa técnico) a 27 de junho, “Gears 5” a 10 de setembro, “Ori and The Will of the Wisps” a 11 de fevereiro de 2020. Sem dia específico, “Minecraft Dungeons” foi anunciado para a primavera de 2020, “Lego Star Wars: The Skywalker Saga”, abrangendo os nove filmes da “Guerra das Estrelas”, também para o próximo ano, e a colaboração entre Hidetaka Miyazaki e George R.R. Martin, “Elden Ring”, teve a sua premiere no evento.

A E3 abre oficialmente as portas na terça-feira.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Bilhetes de avião 10% mais caros com imposto sobre companhias

Critina Ferreira na estreia de 'O Programa da Cristina, da SIC

SIC arranca com emissão de 30 milhões. O que deve saber antes de investir

Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia. Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Governo lança empréstimo obrigacionista de 100 milhões para o turismo

Outros conteúdos GMG
Xbox revela nova consola e mostra jogo do português Luís António em LA