Escolhe a tua carreira

Profissões de que nunca ouviste falar: sound designer de cinema

SoundDesign2_FInal

Se tens bom ouvido e as bandas sonoras e os efeitos de som dos filmes e produções de TV te fascinam, quem sabe ser sound designer não é o teu destino?

Sabendo que se pede aos estudantes quando são ainda muito jovens – sobretudo no 9º e 12º ano – para fazerem opções que ditam o seu futuro profissional, a plataforma Design the Future, com o apoio do Santander Universidades, decidiu ajudar. Todas as semanas, ao longo dos próximos meses, dará a conhecer profissões diferentes, que não nos ocorrem de imediato, mas que podem ser mesmo a resposta à tua vocação. Desta vez, dá-te a descobrir o que faz um sound designer de cinema.

Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que o sound designer de cinema “é o responsável máximo por toda a conceção sonora de um filme” e que esta inclui tanto a banda sonora propriamente dita, como os efeitos visuais sonoros que tornam todas as ações mais reais.

Para se seguir esta profissão é preciso ter “gosto musical, capacidade auditiva, conhecimentos técnicos sobre som” e capacidade de trabalho em equipa, sobretudo com os realizadores. E é necessário dominar mais do que o som: o sound designer de cinema alia aos conhecimentos teóricos e técnicos nas áreas do som e da música, o domínio do “audiovisual e do multimédia (programação, interfaces), em articulação com conhecimentos artísticos de cinema”.

Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e ver onde te podes formar para fazeres desta atividade a tua carreira.

A carregar player...
Já sabes o que queres ser no futuro? Descobre aqui o que é um... Sound Designer de Cinema
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal. Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens

Carlos Costa avisa para riscos de euforia no mercado imobiliário

Faria de Oliveira, presidente da APB. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens)

Faria de Oliveira: Banca nacional teve legislação mais difícil que pares da UE

Imobiliário

Venda de casas subiu 20% no primeiro semestre

Outros conteúdos GMG
Profissões de que nunca ouviste falar: sound designer de cinema