Escolhe a tua carreira

Profissão de que nunca ouviste falar: arqueólogo especialista em turismo

Arqueólogo - Logo

Se gostarias de ser uma espécie de Indiana Jones, partir à descoberta de locais de interesse e contar histórias com história, pensa nesta profissão

Sabendo que se pede aos estudantes quando são ainda muito jovens – sobretudo no 9º e 12º ano – para fazerem opções que ditam o seu futuro profissional, a plataforma Design the Future, com o apoio do Santander Universidades, decidiu ajudar. Todas as semanas, ao longo dos próximos meses, dará a conhecer profissões diferentes, que não nos ocorrem de imediato, mas que podem ser mesmo a resposta à tua vocação. Desta vez, dá-te a descobrir o que é um arqueólogo especialista em turismo.

Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que “um arqueólogo especialista em turismo organiza passeios temáticos, levando os turistas a descobrirem sítios históricos e arqueológicos, explicando e contextualizando os sítios e a informação, ao mesmo tempo que se contam histórias engraçadas e se relembram personagens interessantes, aproveitando ao máximo o potencial turístico de Portugal”.

Além do mais, verás que a sua função é dar a conhecer o melhor da arqueologia em Portugal, através de experiências descontraídas. Para isso, este profissional tem de “procurar lugares históricos (com ou sem arqueologia) e que permitam contar uma história, o que implica fazer investigação, ir aos locais explorar os vários pontos, selecionar os mais interessantes, estudar o que é mais relevante, e tentar descobrir novos pontos de interesse”. No final, devem organizar o roteiro (percurso) e apresentá-lo de forma atrativa ao público.

Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e onde te podes dirigir para fazeres desta atividade a tua carreira.

A carregar player...
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
Profissão de que nunca ouviste falar: arqueólogo especialista em turismo