Escolhe a tua carreira

Profissão que nunca te ocorreu seguir: comandante de submarino

Comando Submarino Logo

Se uma carreira na Marinha te atrai, tens capacidades de liderança e gestão e os espaços apertados não te impressionam, eis aqui uma saída para ti

Sabendo que se pede aos estudantes quando são ainda muito jovens – sobretudo no 9º e 12º ano – para fazerem opções que ditam o seu futuro profissional, a plataforma Design the Future, com o apoio do Santander Universidades, decidiu ajudar. Todas as semanas, ao longo dos próximos meses, dará a conhecer profissões diferentes, que não nos ocorrem de imediato, mas que podem ser mesmo a resposta à tua vocação. Desta vez, dá-te a descobrir o que faz o comandante de um submarino.

Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que o comandante deste tipo de navio “é o militar responsável por comandar, dirigir e controlar um conjunto de homens, neste caso 33 submarinistas, e as operações para a concretização das missões a bordo de um submarino”. Isso “implica a gestão da sua equipa, mas também a constante tomada de decisões e a coordenação de outros elementos, tais como os aspetos financeiros, materiais, o tempo e os procedimentos para a concretização das missões”.

Além disso, para se chegar a comandante de submarino tem de se ter o perfil necessário para se seguir com sucesso uma carreira militar, ir adquirindo competências e conhecimentos e assim ir subindo na hierarquia militar.

Verás ainda que um submarino tanto participa em operações de guerra – situação em que “pode estar em imersão profunda, ou seja sem poder ser detetado, até 2 meses e, por isso, o seu modus operandi é secreto, funcionando quase como um espião -, como faz missões de interesse público, como a vigilância do espaço marítimo e obrigar ao cumprimento das leis marítimas nacionais.

Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e ver onde te podes formar para fazeres desta atividade a tua carreira.

A carregar player...
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dos blueprints  dos primeiros automóveis, ao topo dos carros elétricos atuais, de elon Musk, em homenagem, a Nikolas Tesla.
Ilustração: VITOR HIGGS

Automóvel. Em 20 anos do euro mudou tudo, menos a carga fiscal e o líder

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

A EDP, liderada por António Mexia, vai pagar o maior cheque de dividendos da bolsa nacional.

PSI20. Menos lucros mas o mesmo prémio aos acionistas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Profissão que nunca te ocorreu seguir: comandante de submarino