Escolhe a tua carreira

Profissão de que nunca ouviste falar: oito meses e dezenas de sugestões

Astronomo - Logo

Depois de meses a sugerir profissões diferentes, esta rubrica despede-se dando a conhecer o que faz um astrónomo, carreira que pode ser ideal para ti

Chegado o final do ano, chega também ao fim a rubrica “Escolhe a tua carreira”, com a publicação de mais uma profissão que não lembra a ninguém: a de astrónomo e treinador de animais. Ao longo dos últimos oito meses, fruto de uma parceria entre o Santander Universidades, a plataforma vocacional Design the Future e o semanário Dinheiro Vivo, todas as semanas se publicaram pequenas notícias e um vídeo acerca de uma “profissão de que nunca ouviste falar” ou de uma “profissão que nunca te ocorreu seguir”.

O objetivo foi auxiliar os estudantes, sobretudo do 9º e 12º ano, que são obrigados a tomar opções que vão ditar o seu futuro profissional e pessoal. Por isso, das profissões mais comuns, àquelas que estão ligadas às forças militares e de polícia, e passando por outras mais “fora da caixa” – como as de astrobiólogo, perfusionista, sound designer de cinema, shaper ou designer de chapéus –, foram muitas as sugestões que passaram pelas “páginas” online do Dinheiro Vivo.

Assim se demonstrou aos jovens que os horizontes profissionais são bem mais vastos do que as tradicionais carreiras e cursos mais maciçamente seguidos, cujo mercado de trabalho está muitas vezes saturado. No fundo, levá-los a explorar e a procurar a atividade que realmente lhes poderá trazer realização profissional e emprego.

Para inspirar os mais indecisos ou perdidos no que toca ao seu futuro profissional, além das mais de 200 profissões disponíveis, a plataforma Design the Future permite ainda fazer uma exploração vocacional, analisar cursos e instituições de ensino e planear a carreira, consultando as opções formativas que se apresentam para quem chegou ao 9º ou a 12º ano de escolaridade.

E tem também uma área de Orientação Vocacional, com rubricas dirigidas aos jovens e às próprias famílias, que inclui temas como o papel dos pais na construção de carreira dos seus filhos, as competências-chave para a vida escolar e profissional , dicas para ajudar a escolher o futuro.

Apesar de serem os estudantes do secundário, com as escolhas de área que têm de fazer, que saltam logo à memória, a ajuda da plataforma destina-se também àqueles que, estando insatisfeitos com as suas opções, querem mudar de curso ou até da profissão que já exercem. Para esses há conselhos sobre como mudar de carreira em qualquer fase da vida ou sobre a importância do autoconhecimento no desenvolvimento vocacional.

Sabes o que faz um astrónomo?

Dito isto, a profissão que a plataforma Design the Future agora sugere é a de astrónomo. Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que “a astronomia é a ciência que explica e estuda os fatores relacionados com os astros e a estrutura do Universo”; e que os astrónomos estudam o universo e os elementos que o constituem: planetas, estrelas, galáxias, etc.. Ou seja, estes profissionais procuram explicar a origem, formação, evolução, composição química e propriedades físicas destes corpos celeste, “desenvolvendo diversos tipos de teorias, a partir da observação da realidade”.

Além disso, verás que para se seguir a carreira de astrónomo é preciso gostar de Física, Matemática e das ciências exatas. Depois é também indispensável ter um excelente domínio da língua inglesa, uma vez que a maior parte das publicações para estudo na área são nesse idioma, e grande aptidão para a informática, dado que “quase todo o trabalho é feito com o uso de computadores”.

Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e ver onde te podes formar para fazeres desta atividade a tua carreira.

A carregar player...
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Profissão de que nunca ouviste falar: oito meses e dezenas de sugestões