Inovação

U.Coimbra “treina” novos embaixadores para o empreendedorismo

A 1ª TEDx da U.Coimbra, decalcada das famosas conferências conhecidas por TED Talks, foi organizada pela Embaixadora para o Empreendedorismo Joana Silva. FOTO: D.R. / Académica Start UC
A 1ª TEDx da U.Coimbra, decalcada das famosas conferências conhecidas por TED Talks, foi organizada pela Embaixadora para o Empreendedorismo Joana Silva. FOTO: D.R. / Académica Start UC

A tomada de posse é a 19 de setembro. Antes disso os novos embaixadores da Académica-Start UC têm dois dias de capacitação para o seu mandato de 1 ano

A 4ª edição da Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo da Académica Start UC – iniciativa criada com o apoio do programa Santander Universidades – está prestes a começar, mas, antes disso, os novos “diplomatas” da Universidade de Coimbra ainda vão passar por um “curso intensivo”. A capacitação dos jovens embaixadores vai durar dois dias e decorre já na segunda e terça-feira. A sua tomada de posse está agendada para menos de 48 horas depois, no dia 19 de setembro, às 14h.

Este ano são 31 os jovens que se comprometem a promover a inovação e o empreendedorismo junto dos seus colegas. Isto porque, aos 26 estudantes de licenciatura que integraram a Rede de Embaixadores Académica Start UC nas suas primeiras três edições, juntam-se agora cinco alunos de doutoramento.

Os embaixadores desta rede “são responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares, sensibilizando-os, recrutando-os e promovendo eventos locais para a inovação e empreendedorismo”, explica-se em comunicado. E tudo isto é feito “em estreita articulação com os respetivos núcleos de estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC)” e com o apoio da própria universidade e do Santander Universidades.

As duas Embaixadoras do Ano da 3ª edição da Académica Start UC tiveram direito a duas semanas de formação intensiva no Babson College, de Massachusetts, EUA. FOTO: D.R. / Académica STart UC

As duas Embaixadoras do Ano da 3ª edição da Académica Start UC, Ana Renata Pereira e Joana SIlva, tiveram direito a duas semanas de formação intensiva no Babson College, de Massachusetts, EUA. FOTO: D.R. / Académica STart UC

Antes disso, no entanto, estes diplomatas do empreendedorismo da U.Coimbra passam por um processo de capacitação, a 16 e 17 de setembro, que inclui “palestras sobre liderança, motivação, trabalho de equipa, importância do erro e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Estes últimos são, aliás, o tema definido para a atuação da Rede de Embaixadores de 2019 – outra das novidades desta 4ª edição –, que além das suas atribuições normais ainda se comprometem a mobilizar os estudantes para a concretização e cumprimento dos objetivos de sustentabilidade tais como definidos pela ONU.

Nas sessões de capacitação estarão presentes oradores como Miguel Antunes, cofundador e CEO da Redlight Softwares, Tânia Covas, gestora de projetos na Universidade de Coimbra e cofundadora do projeto Académica Start UC, e Luís Bento Rodrigues, chefe de gabinete na U.Coimbra e também cofundador do projeto Académica Start UC.

A Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo da Académica Start UC já existe desde 2016 e, desde então, os seus responsáveis têm feito sempre balanços muito positivos. De acordo com os últimos números divulgados, em três anos este projeto já alcançou mais de 11.000 participantes, para cima de 600 parceiros e teve mais 100 eventos realizados no seu âmbito.

É que ao longo do seu mandato de um não, os embaixadores vão também concebendo e realizando eventos inéditos. Foi o caso, no ano letivo de 2018/19, da primeira TEDx Universidade de Coimbra, que decalcou o formato das famosas conferências TED Talks – aquelas que, segundo os seus fundadores, difundem “ideias que merecem ser divulgadas” – e que foi lançada por Joana Silva, mais tarde eleita Embaixadora do Ano.

Outra novidade da Académica Start UC deste ano é que vai ter também embaixadores do Ensino Secundário, embora “eleitos” num formato diferente. Em resposta a um desafio lançado aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos, estes terão de apresentar ideias e projetos no âmbito do tema da Académica Start UC, os objetivos de desenvolvimento sustentável. No final, serão revelados os “embaixadores” vencedores.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

TVI-930x594

CMVM a analisar pedido de registo de OPA à Media Capital

Outros conteúdos GMG
U.Coimbra “treina” novos embaixadores para o empreendedorismo