Campus Santander Universidades

Santander cria Centro de Empreendedorismo na Universidade de Coimbra

A carregar player...

O Banco Santander Totta e a Universidade de Coimbra renovaram o seu convénio de colaboração para os próximos três anos

A colaboração irá incluir, entre outros projetos, a criação de um Centro de Empreendedorismo na Universidade de Coimbra.

O Centro de Empreendedorismo na Universidade de Coimbra irá permitir o desenvolvimento de um programa específico para a promoção do jovem talento e do espírito empreendedor. Este programa, promovido pelo Banco Santander, através do Santander Universidades, oferece formação e acompanhamento a jovens entre os 18 e os 31 anos, para apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras e de base tecnológica em centros de coworking e de formação localizados em campus universitários. O seu lançamento está previsto para o final deste ano.

A assinatura do novo convénio teve lugar a 17 de março na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC) com a presença de João Gabriel e Silva, Reitor da Universidade de Coimbra; Rodrigo Echenique, Vice-Presidente do Banco Santander e Presidente da Área Corporativa Santander Universidades; António Vieira Monteiro, Presidente Executivo do Banco Santander Totta; e Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander Totta.

Segundo Rodrigo Echenique, o Banco Santander acredita “que a melhor forma de mostrar o compromisso com a sociedade e acompanhar o progresso das pessoas e das empresas é ajudar as Universidades e apostar na Educação”. Destacou ainda que o acordo assinado “irá ajudar a Universidade de Coimbra a reforçar o seu protagonismo e liderança perante a sociedade portuguesa e o mundo”.

Ainda na área do empreendedorismo, a Universidade de Coimbra participará também no XXI Century Challenge – Tshingua China, um programa realizado ao longo de 10 dias na sede da Universidade de Tshinhua, em Pequim, um dos maiores polos de inovação com grande projeção internacional.

A Universidade de Coimbra terá uma equipa presente neste programa, que reúne estudantes universitários de vários países que se destacam pelo seu talento e espírito empreendedor.

Através de uma parceria do Santander com a Babson College, nos EUA, a Universidade de Coimbra poderá também selecionar anualmente alguns participantes para o Programa de Formação de Jovens Empreendedores da Babson College. Esta escola de negócios é líder na formação em empreendedorismo e realiza anualmente, e durante duas semanas, um programa intensivo de formação nesta área.

Em ambos os programas, o Santander assume os custos da presença dos participantes da Universidade de Coimbra.

A renovação da parceria entre as duas instituições permitirá ao Banco continuar a apoiar vários projetos desenvolvidos por esta universidade portuguesa.

O fomento à internacionalização, através da concessão de bolsas de mobilidade, e o fomento à empregabilidade, assente na concessão de bolsas de estágio aos estudantes em PME locais e na realização de workshops, são dois eixos desta relação.

A investigação é também outro ponto deste apoio, como mostram os últimos projetos desenvolvidos nesta área na academia coimbrã: a inauguração do Laboratório Santander de Geotecnia, Geofísica e Tratamento de Minérios na Faculdade de Ciências e Tecnologia, e o MAREFOZ, um laboratório científico de apoio a atividades económicas ligadas ao mar, na Figueira da Foz.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Santander cria Centro de Empreendedorismo na Universidade de Coimbra