Universidade Nova

Aula avançada debateu influência do Islão nas cidades Sírias

Islao

A aula de encerramento da cátedra decorreu a 16 de junho e foi dirigida pelo antropólogo e professor Paulo Hilu Pinto

O modo como o Islão influenciou o tecido urbano nas cidades da Síria, antes da guerra, bem como “o papel das formas de religiosidade sufi na formação de subjetividades religiosas” foram os temas em foco a última aula da Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas, que decorreu na Universidade Nova no passado dia 16 de junho.

AulaEncerramentoCentrada no tema “Corpo e subjetivação no Islão: uma etnografia do sufismo sírio”, a aula de encerramento da cátedra foi dirigida pelo antropólogo e professor da Universidade Federal Fluminense do Brasil, Paulo Hilu Pinto, que recorreu à análise de material etnográfico reunido entre 1999 e 2010, em Aleppo.

Na sua edição de 2017, a cátedra contou com um ciclo de conferências doutorais dedicadas ao estudo do Médio Oriente, sob o título Islam, Arabs, Europe. Current debates and new approaches. Tema que surgiu por proposta do Centro em Rede de Investigação em Antropologia e do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na sequência do convénio estabelecido entre o Santander Totta e esta faculdade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Aula avançada debateu influência do Islão nas cidades Sírias