Estudos avançados

Corrida às bolsas de doutoramento da UBI prestes a chegar ao fim

FOTO: D.R.
FOTO: D.R.

As candidaturas podem ser apresentadas até 17 de outubro. Os vencedores deverão ser conhecidos em novembro e os contratos assinados no mês seguinte

– Está quase a terminar o prazo de candidaturas às 17 bolsas de doutoramento disponíveis nas cinco faculdades da Universidade da Beira Interior (UBI) para 2018. Terça-feira, dia 17 de outubro, será o último dia para concorrer ao financiamento de teses de doutoramento e pós-doutoramento concedido por esta instituição de ensino superior nortenha, com o apoio do Programa Santander Universidades.

O processo de apreciação das candidaturas irá demorar cerca de um mês e, segundo fontes da UBI, os vencedores deverão ser conhecidos e contactados ao longo de novembro. Os responsáveis da universidade nortenha dizem esperar que a celebração dos respetivos contratos ocorra ainda antes do fim do ano, durante o mês de dezembro.

O objetivo de todas as bolsas é custear a investigação de teses que tenham por fim a obtenção do grau de doutor pela UBI ou de projetos de pós-doutoramento. Os trabalhos a realizar terão necessariamente de estar incluídos nas atividades de investigação desenvolvidas na faculdade onde irá integrar-se o bolseiro.

Por cada uma das cinco faculdades da UBI, estão a concurso três Bolsas de Incentivo a Doutoramento (BID), contemplando diferentes áreas de estudo:
– Ciências da Comunicação, Ciência Política e Filosofia, na Faculdade de Artes e Letras;
– Química/Bioquímica, Física e Matemática, na Faculdade de Ciências;
– Ciências da Saúde, na Faculdade de Ciências da Saúde;
– Economia, Ciências do Desporto e Sociologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas;
– Ciências Aeroespaciais, Ciência e Tecnologia Têxteis, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Informática, na Faculdade de Engenharia.

Há ainda duas Bolsas de Incentivo a Pós-Doutoramento (BIPD) disponíveis para qualquer uma das áreas científicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e outra para a Faculdade de Ciências da Saúde.

A iniciativa do financiamento destas bolsas surge no âmbito de uma parceria entre a UBI e o Banco Santander Totta, numa aposta conjunta de ambas as instituições na criação de conhecimento.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Samsung Fold

Samsung lança o smartphone dobrável Fold por 2 mil euros

O presidente dos CTT, Francisco de Lacerda, durante a apresentação dos resultados de 2018 da empresa, na sede dos CTT em Lisboa, 20 de fevereiro de 2019. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Lucros dos CTT recuam 28% para 19,6 milhões

O presidente dos CTT, Francisco de Lacerda, durante a apresentação dos resultados de 2018 da empresa, na sede dos CTT em Lisboa, 20 de fevereiro de 2019. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Lucros dos CTT recuam 28% para 19,6 milhões

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Corrida às bolsas de doutoramento da UBI prestes a chegar ao fim