dicas

10 dicas para o chefe gostar de si sem precisar de lhe dar graxa

O chefe do "The Office", Steve Carrell
O chefe do "The Office", Steve Carrell

Dar graxa, só aos sapatos. Mas, nos dias que correm, nem mesmo aos sapatos do seu chefe, pois até para isso é preciso ser competente. Objetos de sapateiro à parte, a verdade é que, se uma pessoa quer agradar ao chefe, deve ser acima de tudo competente, indispensável, voluntariosa…

Veja aqui, em 10 passos, o que é preciso para que o seu chefe goste de si, segundo dicas da Universia e da Forbes.

1. Seja indispensável.

Tente perceber quais os objetivos e ambições do seu chefe para tentar antecipar-se de forma a que ele o veja como uma espécie de braço direito.

2. Conheça as suas prioridades.

Converse com o seu chefe sobre as metas e prioridades para o próximo trimestre, semestre ou ano. Apresente as suas ideias e veja se ele concorda.

3. Mantenha o seu chefe informado.

Não ceda à reprodução de mexericos, nem seja queixinhas. Partilhe apenas informação importante e relevante para a realização dos objetivos traçados.

4. Reconheça as suas fraquezas.

Se um projeto não foi tão
bem-sucedido quanto o esperado, assuma o erro antes
que ele perceba ou fique sabendo por outras pessoas. Honestidade dá pontos.

5. Respeite autoridade do seu chefe.

Aceite as tarefas que lhe são atribuídas sem arrogância ou egocentrismo, sempre com os pés bem assentes na terra. Faça o seu chefe sentir que pode ganhar se levar a empresa para outros níveis.

6. Peça desculpas quando for necessário.

Haverá momentos em que os seus pontos de vista irão divergir dos do seu chefe. Se achar que ele está errado, deve explicar as suas razões. Mas se, ainda assim, ele decidir em sentido contrário, não leve a decisão para o lado pessoal.

7. Dê o seu melhor no trabalho de equipa.

Trabalhar em parceria com o chefe fortalece a relação e, sempre que possível, sugira soluções para os problemas ou antecipe-os. Encontre o método de comunicação mais adequado.

8. Seja proativo.

Tome a iniciativa com novos projetos , enquanto o seu chefe ainda está a pensar a quem os vai atribuir no escritório. Torne-se o seu braço-direito.

9. Encontre semelhanças com o seu chefe.

Sem graxa ou falsos elogios, tente encontrar assuntos em que ambos tenham interesses comuns. Esteja atento às datas que são importantes para ele.

10. Mantenha-se aberto a críticas.

Partindo do principio que o seu chefe trata todos de forma justa e honesta, aceite as críticas. Mas se isso o fizer infeliz ou frustrado, fale com o ele. Só assim, se evolui e constrói trabalho sólido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A administradora delegada da Media Capital, Rosa Cullell (E), acomapnhada pelo CEO da Altice Media, Alain Weill (2-E), do CEO do Grupo Altice, Michel Combes (2-D), e do Chairman e CEO da Portugal Telecom, Paulo Neves (D), fala durante uma conferência de imprensa sobre a compra da Altice sobre o grupo Media Capital,. Fotografia: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Compra da TVI pelo Meo pode “criar entraves significativos à concorrência”

Foto: ANDRÉ KOSTERS / LUSA

Financial Times destaca “sucesso socialista” na recuperação de Portugal

(Fábio Poço / Global Imagens)

Desempregados inscritos nos centros de emprego sobem 0,5% em agosto

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
10 dicas para o chefe gostar de si sem precisar de lhe dar graxa