Opinião

Trabalho temporário pode ser uma oportunidade para dar o salto na carreira?

man-3380349_1920

Há novos conceitos e diferentes formas de estar que mudaram as regras do jogo também no mercado do trabalho

Hoje em dia enfrentamos uma realidade bastante subjetiva sobre estabilidade profissional, apenas vinga quem apresenta resultados e se torna imprescindível à continuidade do negócio, tornando-se menos relevante aspetos que eram valorizados pela anterior geração ativa, agora na merecida fase da reforma. Refiro-me à ideia de ‘um emprego para a vida’, à sugestão da ‘necessidade de um vínculo profissional a uma empresa’, ao que conhecíamos como ‘horário fixo de trabalho’. Há novos conceitos e diferentes formas de estar que mudaram as regras do jogo também no mercado do trabalho.

Existem vários motivos para procurar um novo desafio profissional e todos eles resultam numa melhoria específica, as mais comuns são a progressão de carreira ou um aumento salarial. Nem sempre é possível satisfazer todas as vontades num processo de recrutamento, a não ser que… esteja disponível a integrar num processo de Interim Management que passo a explicar.

O Trabalho Temporário Especializado caracteriza-se pelo colmatar de uma necessidade em específico, em perfis maioritariamente de gestão intermédia e de topo, onde o cariz técnico é indispensável, bem como a capacidade de dar uma resposta rápida e eficiente às necessidades de determinada empresa. Esperam-se candidatos altamente autónomos nas suas funções e com pensamento estratégico desenvolvido.

Este conceito muitas vezes representa a oportunidade de boost e alavancagem que uma carreira profissional precisa, seja em termos de empresa, da função ou do salário. Um projeto deste cariz, sempre delimitado no tempo por diversos motivos, abre portas a candidatos potenciais e não apenas ideais. É aqui o momento de agarrar aquela promoção que tanto ambiciona, mas que na realidade viva na ânsia de saber se algum dia acontecerá…

Já é possível as empresas encontrarem no mercado de trabalho candidatos à procura deste tipo de projetos em específico, onde através da sua flexibilidade e disponibilidade alcançam um maior reconhecimento profissional, ainda que possa ser momentâneo. Neste tipo de oportunidades o reconhecimento é o fator chave e diferenciador, o que resulta muitas vezes em casamentos perfeitos entre candidatos e empresas.

Ao aceitar uma oportunidade com esta capacidade de lançamento, automaticamente os desafios futuros irão ao encontro da experiência anterior do candidato. Existem casos de sucesso, onde após o período definido, há a possibilidade de integração do colaborador. Embora não seja sempre assim para a empresa, por vezes pode também não ser o desejo do colaborador, que em determinado momento o que procurou foi precisamente alcançar o reconhecimento expectável, dar a conhecer o seu trabalho e alargar a sua rede de contactos.

O mindset para o futuro deverá ser este, ou seja, esperar sempre mais e melhor de cada desafio e, porque não, através deste tipo de oportunidades, onde o percurso profissional é valorizado e também o potencial e a vontade de fazer acontecer de cada profissional.

Associate Manager da Michael Page

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno. Foto: TIAGO PETINGA/LUSA

Bruxelas pede a Centeno 1,4 mil milhões em novas medidas para acertar OE2020

Faria de Oliveira, presidente da APB.

Banca portuguesa entre a que mais se desfez de ativos tóxicos na Europa

5G NOS

NOS anuncia Matosinhos como “primeira cidade” em Portugal com cobertura 5G

Outros conteúdos GMG
Trabalho temporário pode ser uma oportunidade para dar o salto na carreira?