Emprego

7 atitudes. Por exemplo, pergunte 5 vezes porquê

escritório

Profissionalmente é importante estar sempre a evoluir a melhorar o seu desempenho. Sete ideias para não estagnar na carreira

1. Pense “Como fazer” e não “Porque não pode ser feito”

Encarar os problemas de uma forma positiva e como oportunidades de melhoria é meio caminho andado para os conseguir resolver. Não perca tempo a pensar nas razões porque determinado problema não tem solução, mas foque-se antes nas soluções e no que pode fazer para começar a ultrapassar as dificuldades.

2. Esteja aberto a questionar as práticas atuais – sem paradigmas

Questione os procedimentos e a forma de fazer as coisas. Muitas vezes fazemos as tarefas de forma repetitiva e sem as questionar só porque já se fazem dessa forma há muito tempo. Perguntar porquê e colocar em causa são premissas fundamentais para que a inovação possa florescer.

floco de neve

3. Não procure a perfeição. Ponha em prática de imediato, mesmo que só consiga 50% dos resultados

Não espere pelas condições ideais para fazer alterações, porque o ideal não existe. É preferível ir implementando aos poucos a solução do que esperar que estejam reunidas as condições perfeitas que tinha imaginado para determinada situação. Melhorias imperfeitas são melhores do que a perfeição adiada.

4. Pergunte 5 vezes “Porquê ?” até entender as causas raiz

Para conseguir chegar à verdadeira causa do problema terá que colocar a questão “Porquê?” consequentemente. Deve aprofundar as razões que estão na base do problema para conseguir perceber a verdadeira a sua verdadeira causa.

5. Procure a sabedoria de 10 pessoas em vez do conhecimento de uma só

Para ter a visão global da situação é preciso ouvir todas as pessoas envolvidas, independentemente da sua função. Devemos ouvir os líderes, mas também os colaboradores e todos os intervenientes no processo. Só desta forma se conseguirá ter uma visão holística do problema e traçar uma solução correta para o resolver.

Foto: Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

Foto: Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

6. Tente implementar ideias de baixo custo em 1.º lugar

Primeiro há que tentar resolver os problemas através da forma mais simples. Porque haveremos de investir em soluções muito onerosas se, por vezes, a solução pode estar ao nosso alcance de uma forma simples e económica. A chave é simplificar antes de automatizar.

7. Ideias KAIZEN são infinitas

As soluções devem estar sempre a ser revistas e melhoradas, porque as condições se alteram. Só desta forma se vai conseguir.

O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral de Dep—ositos -

Sete dos créditos de risco da CGD tiveram perdas de 100%

Operadores da Groundforce onde a operação da empresa de ‘handling’ Groundforce inclui números como cinco minutos e 400 toneladas, mas também o objetivo de chegar ao fim de 2019 com 3.600 colaboradores, aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, 22 de janeiro de 2018. Para que os aviões estejam no ar, a Groundforce faz toda a assistência em terra, excetuando o fornecimento de comida e de combustível, como resume o presidente executivo da empresa, Paulo Neto Leite, numa visita guiada aos ‘bastidores’ do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Com o aeroporto de Lisboa “no limite”, Groundforce exige à ANA que invista já

(Rui Oliveira / Global Imagens)

Quota de mercado dos carros a gasóleo cai para mínimos de 2003

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
7 atitudes. Por exemplo, pergunte 5 vezes porquê