aumento do horário de trabalho

A importância das soft skills na vida profissional

ng3956663

Desde a mítica frase dos anos 90 "Hire on attitude, train on skills" (recrute com base em atitudes [soft skills] e forme nas competências [técnicas]) que se vem falando da importância das designadas soft skills ou attitude traits (traços de atitude) na gestão da carreira.

São designadas de soft skills as competências não técnicas como a capacidade de comunicação, de criação de empatia e confiança com as pessoas, capacidade de resiliência ou de trabalho em ambiente de incerteza. A célebre frase de recrutamento dos anos 90 está relacionada com o facto de ser mais simples formar as pessoas dentro das empresas nas competências técnicas, do que fazê-lo nas competências atitudinais, e isto porque estas últimas dependem de diversos factores tais como maturidade, inteligência emocional, experiências de vida, historial familiar.

Ou seja, estas competências estão enraizadas no indivíduo, afectam toda a sua vida quer no âmbito pessoal ou profissional, e são desta forma mais resistentes à mudança pois são padrões, traços da nossa personalidade que foram sendo aprendidos e cristalizados ao longo de anos. Por vezes a sua origem remonta a defesas que foram criadas face a ambientes familiares hostis ou situações concretas decorridas na infância, sendo hoje utilizadas de forma inconsciente.

A vida atual nas empresas decorre a um ritmo frenético, num ambiente de constante mutação, tornando ainda mais vitais estes traços. Desta forma, não sendo novo o tema, ele é cada vez mais pertinente. O planeamento a longo prazo deu lugar à necessidade de reinvenção constante, ao uso da criatividade diariamente, à total interdependência e conectividade das pessoas.

A alteração ou trabalho ao nível das soft skills apresenta um nível de dificuldade superior aos das características técnicas, mas não é impossível. Engloba uma fase inicial de tomada de consciência das atitudes a desenvolver, a definição de um plano de ação e o uso de determinação na prossecução diária dos objetivos. O apoio profissional (através por exemplo de sessões de coaching) é determinante sobretudo para a tomada de consciência e identificação do plano de ação.

Por Luísa Agante, Professora do The Lisbon MBA

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
A importância das soft skills na vida profissional