organização

A técnica é conhecida, mas garante resultados rápidos na sua empresa

Felicidade no trabalho? Fotografia: D.R.
Felicidade no trabalho? Fotografia: D.R.

Qual é coisa qual é ela que tem duração limitada, objetivos bem definidos e garante resultados rápidos com soluções de baixo custo?

A resposta resume-se a uma só palavra: workshop. Alinhar vontades, disposições, formas e ritmos de trabalho é um desafio complexo. Neste enquadramento, a realização de workshops assume-se como o meio ideal para que as equipas de trabalho possam, num regime de trabalho intensivo, resolver um problema num período de tempo determinado e recorrendo a uma metodologia normalizada. Ajuda a estimular o trabalho em equipa e, consequentemente, contribui para o aparecimento de mais e melhores resultados. O workshop tem o dom de revitalizar colaboradores desfocalizados, orientando as equipas rumo à melhoria.

Inseridas numa era globalmente competitiva, as empresas sentem cada vez mais a necessidade de perceber quais são as suas fontes de desperdício. Por isso, anseiam promover uma filosofia comum de melhoria contínua em que todos os colaboradores da empresa vivem para que haja uma otimização da sua rentabilidade e produtividade. Os workshops Kaizen dão resposta específica a esta necessidade no terreno, motivando as suas equipas a manter o foco. São envolvidos aqueles que são afetados pela mudança e esta transformação acontece de forma produtiva e educativa – sendo definido, em conjunto, o “Estado Futuro”, em que todos fazem parte dele e contribuem para melhorar continuamente os seus processos.

A eliminação dos longos projetos, que tardam em evidenciar resultados, e a implementação de rápidas melhorias são fatores que encorajam a existência do conceito “aprender fazendo”. Ambicionando a obtenção de resultados com recurso a soluções de baixo custo, os workshops Kaizen promovem o trabalho em equipa e pressupõem que, ao longo e no máximo de 10 dias, os colaboradores tenham de passar por três fases distintas. São elas:

Preparação: fase de definição de objetivos e equipa para o workshop, recolha e análise de dados, (duração de 1 a 2 dias);

Desenho e teste: realização das atividades de melhoria de acordo com metodologia normalizada (duração de 2 a 5 dias);

Avaliação: fase de verificação que permite seguir os Resultados e Benefícios do workshop (duração de 2 a 3 dias).

Realizados no Gemba, ou seja, no local de trabalho, os workshops Kaizen seguem também a metodologia standard do A3, relatório em formato A3 que resume as atividades do workshop. Os workshops podem ser realizados em várias temáticas sendo os resultados de diversas naturezas: aumento de produtividade, melhoria da qualidade e dimensionamento de stocks. Estes podem ser assimilados de forma rápida, através dos workshops Kaizen, e com impacto assinalável ao nível dos resultados obtidos e da motivação das equipas.

O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O empresário Joe Berardo à chegada para a sua audição perante a II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de maio de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Joe Berardo: “Tenho servido de bode expiatório”

Carlos Costa. Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

BdP vai divulgar relatório dos grandes devedores mas incompleto

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno assegura clarificação das dúvidas do BCE

Outros conteúdos GMG
A técnica é conhecida, mas garante resultados rápidos na sua empresa