Aqui há empregos para jovens

Programa paga formação a portugueses
Programa paga formação a portugueses

A Alemanha está a concorrer com a falta de emprego em Portugal e quer contratar jovens desempregados dispostos a ir trabalhar para o país. O programa “Job of my Life” oferece bolsas de estudo que podem ir até aos euro800 por mês. Já o “Your First EURES Job” pretende apoiar jovens que procurem o primeiro emprego fora do seu país de origem.

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego.

Veja também: Onde procurar se quiser trabalhar na Alemanha

A iniciativa “Job of my Life” decorre até 2016 e parte do Governo Alemão, que irá dispor de 140 milhões de euros para apoiar cursos de alemão, despesas de viagem e permanência e remuneração de estágios.

A formação profissional tem uma duração de até três anos e
insere-se no sistema dual alemão. Os formandos podem vir a ser
contratados no final do curso, embora o contrato de trabalho não esteja à
partida garantido. A oferta pode visar vários níveis de qualificação, dependendo da disponibilidade das empresas alemãs.

O programa abrange diversas áreas e, mesmo que não saiba falar a língua alemã, não há problema: o programa inclui um curso intensivo de alemão gratuito, que tem lugar ainda em Portugal.

Para concorrer basta ter entre 18 e 35 anos, estar desempregado e registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

As áreas que mais carecem de mão de obra na Alemanha e procuram profissionais são as elétricas, mecânicas e turismo. Os licenciados encontrarão mais oportunidades nas engenharias, tecnologias de informação, turismo e saúde.

Além da formação profissional o programa “Job of my Life” tem também uma vertente que procura ajudar jovens com qualificação superior a encontrar emprego nestas áreas, apoiando a colocação e integração na Alemanha.

A partir de dia 19 de fevereiro terá início a “Welcome to Germany Tour 2013“, uma iniciativa que irá passar pelas cidades de Braga (dia 19), Porto (dia 20), Aveiro (dia 21), Coimbra (dia 22), Lisboa (dia 25), Setúbal (dia 26), Évora (dia 27), Faro (dia 28) e Portimão (dia 1 de março) com o objetivo de apresentar o programa, aconselhar e pré-selecionar possíveis candidatos.

As sessões irão focar-se em tópicos como as condições de vida e trabalho na Alemanha, dicas sobre candidaturas a emprego nesse país, a bolsa de emprego JobBörse, o site Make It To Germany ou os apoios financeiros disponíveis. As candidaturas já estão encerradas.

Your First EURES Job

A par do programa “Job of My Life” decorre também este ano uma iniciativa experimental chamada “Your First EURES Job“, promovida pela Comissão Europeia com o objetivo de dar apoio financeiro a jovens que procurem o seu primeiro emprego num país da União Europeia que não o seu.

Este projeto é liderado pela Alemanha e está inserido na Estratégia Europa 2020, nomeadamente nas iniciativas Juventude em Movimento e Oportunidade de Emprego para os Jovens.

Destina-se a candidatos com idades entre os 18 e os 30 anos mas pode também apoiar pequenas e médias empresas que estejam dispostas a aceitar jovens trabalhadores provenientes de outros países.

O “Your First EURES Job” pode abranger três tipos diferentes de apoio financeiro: o financiamento de despesas de deslocação para entrevistas de emprego na Alemanha, a cobertura de despesas de mudança e integração no país, que inclui acolhimento, ou o apoio à aprendizagem da língua alemã através de vouchers para a frequência de módulos de formação.

Visite aqui o site do programa “Job of my Life” (em inglês ou alemão)

Posso emigrar e continuar a receber o subsídio de desemprego?

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página Inicial

Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com responsáveis da VW na apresentação do T-Roc. Fotografia: DR

Caldeira Cabral confiante em acordo com trabalhadores da Autoeuropa

Fátima Barros, presidente da Anacom
Fotografia: Álvaro Isidoro / Global Imagens

Operadores dificultam rescisões de contratos e Anacom divulga alternativas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Aqui há empregos para jovens