Color Blocking: A arte de combinar cores no mesmo visual!

As cores que escolhe dizem muito sobre si
As cores que escolhe dizem muito sobre si

Se é daquelas pessoas que tem liberdade criativa no trabalho, gosta de expressar a sua personalidade e valoriza um visual original, então veja algumas dicas de estilo de como pode conjugar cores no mesmo look. Mas tenha atenção para não ficar conhecido(a) como o arco-íris do seu escritório. Tente usar no máximo três cores, num único visual profissional, para que o resultado final seja mais equilibrado.

Não se esqueça também, que as cores reflectem a nossa personalidade e o modo como nos sentimos, estando associadas a valores e a emoções. Para tal, leia o artigo “O que as cores dizem sobre si”.

Além disso, as cores podem valorizar ou prejudicar o seu tom de pele ou tipo de corpo. Quando usada junto ao rosto, uma cor pode acentuar o cansaço, rugas, marcas de expressão, olheiras ou manchas. Ou, pelo contrário, um tom pode contribuir para lhe dar um ar mais jovem, luminoso e saudável.

Lembre-se, ainda, que as cores podem evidenciar certas zonas do corpo, “aumentar” o seu volume ou fazê-lo parecer mais alto(a) e magro(a). Neste caso, use as cores mais vivas e claras nas zonas do corpo que pretende destacar e tons neutros e mais escuros nas áreas que gostaria de disfarçar.

Uma forma equilibrada de tornar o seu visual mais alegre e de criar uma imagem de marca, é usar cor em apontamentos e acessórios, que ocupam menos espaço visual. Por exemplo, um lenço ou gravata em tons vivos, um colar ou uns sapatos numa cor diferente ou uma mala num tom contrastante podem ser boas dicas.

As Harmonias e Contrastes de Cores

As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) geram as cores secundárias (roxo, verde e laranja). As terciárias são depois geradas pela mistura das cores primárias com as secundárias.

Harmonia monocromática – É conhecida como o “ton sur ton” (tom sobre tom), ou seja, a combinação de peças da mesma cor, mas em tons diferentes (mais claros e mais escuros. Por exemplo, diversos tons de azul). Este tipo de harmonia monocromática é recomendada para quem tem o peso acima da média ou deseja alongar a sua silhueta, pois as cores semelhantes dão uma uniformidade visual, que podem fazê-lo(a) parecer mais alto(a) e, dependendo da cor, mais magro(a). Por ser pouco contrastante, a harmonia monocromática também é indicada para ambientes profissionais mais formais.

Combinações de cores análogas – São combinações de cores de baixo contraste, que criam um efeito harmonioso no coordenado. Escolha uma cor no círculo cromático, o tom à sua direita e à sua esquerda são as suas cores análogas. Esta combinação é um pouco mais interessante, do que a monocromática, sendo adequada para ambientes mais formais e semi-formais. Opte por uma cor dominante (que pode ser a sua favorita) e depois use os outros dois tons em detalhes (por exemplo, em acessórios), se não quiser arriscar muito. Os mais tímidos também podem recorrer aos tons mais suaves (como é o caso das cores pastel) para um look mais discreto.

Combinações com cores complementares – Uma combinação das cores, que estão no lado oposto do círculo cromático, como o azul e o laranja ou o vermelho e o verde, por exemplo. Este tipo de contraste permite conjugações mais ousadas e criativas, mas deve ter atenção na hora de combinar as peças, de modo a não ficar excessivo. Neste caso, opte por acessórios em tons neutros ou nas mesmas cores da roupa para equilibrar o visual.

Combinações em tríade – Uma conjugação das três cores, que estão equidistantes no círculo cromático, criando um mix de cores vibrantes, como o verde, o violeta e o laranja. Escolha uma cor para ser a dominante e use as outras duas em apontamentos, de modo a conseguir um look mais equilibrado.

Color Blocking: a arte de combinar cores em bloco

Se tem um estilo criativo, normalmente é mais ousado(a), extrovertido(a) e gosta de misturar cores, o color blocking combina cores vibrantes no mesmo coordenado. Não tenha receio de usar tons contrastantes, mas mantenha o equilíbrio num look profissional.

Para apostar em cores de forma segura, escolha uma cor viva e depois coordene-a com uma cor análoga. Uma blusa azul conjugada, por exemplo, com um lenço, gravata, calças, blazer ou uma mala roxa, lilás, rosa ou verde. Neste caso, pode optar por combinações, como o vermelho e o laranja ou o violeta e o rosa.

Não tenha medo de combinar cores primárias e opostas, como o laranja e o azul, o vermelho e o verde ou o amarelo e o roxo, para um visual mais vibrante. Ou então, opte por conjugar cores primárias com secundárias (ton sur ton), como vermelho e rosa ou azul e roxo. Mas lembre-se que deve ter em atenção o seu tipo de corpo e as zonas que pretende evidenciar ou disfarçar.

Os acessórios complementam o visual e ocupam uma área visual menor, não causando tanto impacto, por isso aposte em malas, lenços, gravatas, colares, pulseiras, cintos e sapatos coloridos. Escolha uma cor vibrante, por exemplo umas calças vermelhas com uma camisa branca de algodão, e depois acessorize.

Peças clássicas como o blazer ou cardigã ajudam a equilibrar o look. Neste caso, use uma blusa ou camisa de uma cor mais viva com um casaco num tom mais neutro ou vice-versa.

Se pretender saber quais são os tons que mais favorecem o seu tom de pele, olhos e cabelo, o melhor será fazer um teste de cores. Esta análise vai indicar-lhe se deve usar cores quentes ou frias, junto do rosto, assim como a sua intensidade (cores claras, médias ou escuras) e luminosidade (tons pastel ou cores vivas).

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa

Casas estão mais caras em todo o país. Grandes subidas chegam às periferias

Mario Draghi. Fotografia: BCE

Draghi afasta cenário de nova recessão até 2020 pelo menos

O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, e  o presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho. FOTOGRAFIA: Tiago Petinga/Lusa

TAP foca estratégia de crescimento na América do Norte

Outros conteúdos GMG
Color Blocking: A arte de combinar cores no mesmo visual!