Como fazer uma maquilhagem para o trabalho em 10 minutos

Maquilhe-se bem e em pouco tempo
Maquilhe-se bem e em pouco tempo

Um rosto com olheiras, marcas e manchas pode transmitir uma imagem desleixada, envelhecida e descuidada. E ninguém quer aparentar cansaço, sobretudo numa entrevista de trabalho ou reunião de negócios. Como tal, uma boa imagem é importante, nomeadamente para quem contacta directamente com o público ou clientes.

Lembre-se que dependendo do local onde trabalha e da sua profissão pode optar por uma maquilhagem mais simples ou mais arrojada, mas sempre sem excessos.

E quem disse que tem de passar uma eternidade ao espelho para ficar com uma aparência impecável? Veja como pode fazer uma maquilhagem para o trabalho, simples e discreta, em apenas dez minutos.

Dicas de Maquilhagem para o Trabalho ou Entrevista de Emprego

1. Cuidados básicos com a pele

Uma pele limpa, cuidada e hidratada é a primeira regra para uma boa aparência. Antes de se deitar desmaquilhe o rosto, retirando toda a maquilhagem e a sujidade acumulada ao longo do dia (poluição, transpiração, poeira ou oleosidade). Uma boa hidratação da pele é fundamental para obter um aspecto cuidado e para retardar o envelhecimento, preparando a pele para a aplicação da base ou do pó compacto. De dia, prefira um hidratante com FPS (Factor de Protecção Solar).

2. Cobrir e uniformizar o tom de pele

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a cor da base deve ser testada no pescoço, abaixo do maxilar, e não na mão, de modo a encontrar o tom mais próximo do seu rosto. Evite bases mais escuras ou mais claras, do que a sua pele, para não se notar a diferença entre o rosto e o pescoço. O ideal é que a cor da base se funda com o tom de pele natural. Aplique-a com um pincel ou com os dedos, mas suavemente e espalhando-a bem no rosto, de forma a ficar uniforme e sem manchas. A iluminação é muito importante para não cometer excessos. Se possível, maquilhe-se com luz natural.

Existem no mercado muitas opções: base líquidas ou em creme, BB Cream ou CC Cream, além de bases compactas em gel ou em pó. Escolha a que melhor se adapta ao seu tipo de pele e estilo de vida.

3. Corrigir olheiras e manchas

Use um corrector do seu tom de pele ou num tom mais claro na zona das olheiras, na pálpebra superior e nos cantos do nariz. Durante o dia, evite usar muito correctivo para não ficar com um aspecto artificial. Aplique-o depois da base ou BB Cream.

Existem também sticks correctores com cores – verde, amarelo e coral – que neutralizam e dissimulam as imperfeições cutâneas, garantindo a sua cobertura. A cor verde corrige a tonalidade vermelha na pele e é ideal para camuflar marcas de borbulhas. O tom amarelo corrige o excesso de coloração azul, como é o caso de veias. A tonalidade coral disfarça a pigmentação castanha, como é o caso de manchas e de olheiras profundas. Estes correctores devem ser aplicados com pequenos toques e usados por baixo da base, de forma a uniformizar a cor final.

4. Finalizar o tom de pele com pó compacto ou solto

Depois de colocar a base e o corrector, deve aplicar um pouco de pó solto ou compacto com ajuda de um pincel largo, de forma a conseguir um tom uniforme. O pó é importante para ajudar a fixar a base por mais tempo e controlar o brilho da pele.

5. Realçar os olhos

Prefira sombras neutras (tons naturais) e sem brilhos. Deve optar por esbater as sombras, de forma a não ficar com os olhos muito carregados. Evite tons muito escuros ou vivos para o trabalho.

Opte por colocar os tons mais escuros, junto à curva da pálpebra ou no fundo do olho, para obter um aspecto mais natural. Para abrir o olhar, finalize com um lápis de olhos (esbatendo-o com um cotonete) ou com uma sombra, aplicada com um pincel próprio, junto às pestanas superiores e inferiores. Por último, aplique uma máscara de pestanas, da raiz até às pontas.

6. Delinear as sobrancelhas

As sobrancelhas dão mais forma e expressividade ao seu rosto, por isso mantenha-as sempre arranjadas e alinhadas, em vez de ostentar uma mono-sobrancelha como a Frida Khalo. Saiba que existem vários produtos no mercado – sombras e lápis – para corrigir e preencher as pequenas imperfeições. Um truque para levantar a sobrancelha, é colocar uma sombra mais clara na pálpebra superior, em cima do osso abaixo da sobrancelha.

7. Colocar blush ou pó bronzeador

O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto, com um pincel próprio, para ficar com um ar mais saudável e radioso. O truque é sorrir e aplicá-lo na zona mais “alta”, em direcção às orelhas. Os blushes líquidos ou em creme têm a vantagem de poderem ser usados nos lábios, sendo um 2 em 1.

Quanto aos pós bronzeadores, muitas pessoas aplicam um tom demasiado escuro em todo o rosto. O que é um erro, pois vai ficar com uma enorme diferença de tom da cara para o pescoço e parecer a Pocahontas. Ou então, se colocar no pescoço, o mais provável é ficar com a camisa toda manchada. O ideal é utilizar apenas no contorno dos ossos do rosto, zona inferior das maçãs do rosto e nas partes laterais do nariz.

Se estiver bronzeada, em vez da base aplique apenas um pouco de pó bronzeador com um pincel largo para ficar com uma pele mais uniforme e radiosa.

Um truque para quem tem a ponta do nariz mais largo é colocar um pouco de pó bronzeador mate na parte lateral da cana do nariz, de modo a afinar a sua linha. Se tiver um pescoço com papada também pode aproveitar o pó bronzeador para disfarçar esta zona.

8. Lábios hidratados e naturais

Em ambientes mais formais escolha batons neutros (rosas e beges). Para evitar ficar com batom nos dentes ao sorrir, depois de aplicado retire o seu excesso com um lenço, colocando-o suavemente sobre os lábios e mordendo-o.

O gloss em tons naturais também é uma opção simples e rápida para dar um brilho suave aos lábios. Se estiver no atendimento ao público, evite cores muito berrantes ou vivas – encarnado, rosa e laranja -, deixando-os para uma maquilhagem de noite. A não ser que trabalhe numa área mais criativa e artística.

Conselhos para uma Maquilhagem de Trabalho

– Aposte numa maquilhagem leve, de preferência com tons neutros e mate, que se funda com as cores naturais do rosto. Escolha sempre uma base no tom da sua pele.

– Se passar grande parte do seu tempo ao telefone, evite usar muita base, pois corre o risco de acabar o dia apenas com metade do rosto maquilhado.

– No verão, prefira uma base oil free (indicada para pele mista ou oleosa) e com FPS, de preferência uma base compacta em pó ou um pó bronzeador para sublimar o tom de pele. Prefira sombras, lápis e máscara de pestanas à prova de água.

– Não confunda o iluminador com o corretor. O primeiro apenas ilumina e corrige pequenas imperfeições do rosto, enquanto que o segundo é mais indicado para disfarçar as olheiras.

– Ambientes formais pedem maquilhagem mais natural. Não maquilhe muito os olhos.

– Uniformize sempre o tom de pele do rosto com uma base ou BB Cream, sobretudo se tiver uma pele com imperfeições (manchas, marcas ou borbulhas).

– As mãos devem estar bem cuidadas, o tamanho das unhas devem ser curto ou médio e deve usar um verniz neutro em ambientes mais formais. Evite tons cintilantes e metalizados, assim como cores quentes e muito vibrantes. As cores neutras e clássicas, como o branco, bege, rosa ou o encarnado menos vivo são as mais indicadas.

Não se esqueça, que uma maquilhagem discreta é muito importante, pois além de passar uma imagem positiva, aumenta a sua segurança, confiança e auto-estima.

Veja mais conselhos no blog de Rita Carvalho ou na página de Facebook da consultora de Comunicação e Imagem.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Como fazer uma maquilhagem para o trabalho em 10 minutos