Como gerir entrevistas de trabalho durante um almoço

Evite o álcool durante a entrevista
Evite o álcool durante a entrevista

As entrevistas em restaurantes acontecem normalmente quando o candidato já demonstrou que é perfeitamente capaz de desempenhar o trabalho. Assim, um convite para falar sobre negócios durante a hora de refeição significa que a sua candidatura está a ser tida em forte consideração.

De acordo com o Career Cast, um encontro num restaurante oferece ao entrevistador a oportunidade de
observar o candidato fora do ambiente de trabalho, uma forma propícia
para examinar as características mais subtis que são muito importantes
no trabalho assim que começar a ter sucesso.

Lidar com as perguntas de um gestor, enquanto come e bebe só aumenta o stress. À medida que as perguntas são respondidas, as suas virtudes sociais, a sua comunicação e as suas competências interpessoais continuam a ser julgadas. Esta é uma também uma forma de avaliar se você é digno de confiança para representar a empresa graciosamente e de uma forma profissional. As entrevistas em restaurantes podem ser uma receita para um desastre total a não ser que siga esta simples regras.

1 – A entrevista comportamental final

As entrevistas em restaurantes são entrevistas comportamentais na sua forma mais pura. Beber em excesso e começar a derrubar copos vai levar a que o entrevistador tenha todas as razões para crer que esta é a sua forma de comportamento habitual com clientes ou com membros da gestão.

Para o entrevistador, o seu comportamento durante a refeição pode revelar tanto sobre si como qualquer pergunta profissional difícil. De facto, as suas respostas podem ser impecáveis mas as suas aptidões sociais podem ficar aquém do pretendido pela empresa.

A natureza da entrevista no restaurante significa que você vai revelar as suas aptidões sociais assim como as profissionais, e o empregador vai averiguar como é que você interage com os seus colegas, subordinados, a gestão e os clientes, se vier a ser contratado.

2 – Peça pratos normais

Está no restaurant para uma entrevista, o que significa falar, e não comer. Uma dica: Coma uma barra de proteína antes da refeição para manter o nível de açúcar no sangue elevado e para minimizar o tempo que passa a tentar comer com a boca cheia.

Fuja dos pratos caros ou exóticos, evite comida complicadas como esparguete ou costeletas e opte por algo que você saiba que é fácil comer. Evite pratos onde tenha que usar as mãos, a não ser que esteja num local onde só servem bifanas ou pregos. Se for este o caso, dê pequenas dentadas. Não altere o seu pedido assim que for feito, isto vai revelar que você é uma pessoa indecisa.

3 – Evite o álcool

Muitos empregos já foram perdidos por causa do álcool. O álcool diminui a sua claridade de pensamento e o stress de uma entrevista em público aumenta o efeito intoxicante do álcool assim como as hipóteses de dizer ou fazer algo inapropriado.

Opte por bebidas não alcoólicas ou peça uma garrafa de água. Se o entrevistador “obriga-lo” a pedir uma bebida com álcool, opte por um vinho branco verde ou uma cerveja mais leve. Não termine a sua bebida e nunca peça mais do que uma.

4 – Seja cortês e atencioso

Seja educado com os empregados sob todas as circunstâncias. O mau tratamento dos empregados reflecte-se negativamente no seu trabalho em equipa e nas suas capacidades de liderança. Não devolva um prato à cozinha ou queixe-se sobre o serviço, porque ambas as acções implicam que o entrevistador escolheu um mau restaurante.

5- Tenha atenção aos copos

O stress pode torna-lo num verdadeira trapalhão e os desastres acontecem quando uma mesa está cheia e você estica-se para agarrar um copo, os condimentos ou está simplesmente a gesticular. Para as pessoas que gesticulam muito, é necessário um maior controlo dos gestos e manter os braços e as mãos longe dos copos.

6 – Pagamento

Se o empregado colocar a conta no seu lado da mesa, simplesmente ignore. Quando o seu anfitrião estiver preparado para sair, ele vai pagar a conta, porque este é o protocolo da ocasião. Também nunca se ofereça para partilhar o pagamento.

7 – Despedidas

Quando se despedir, agradeça ao seu anfitrião a sua hospitalidade e volte a destacar o seu interesse no cargo e a sua aptidão para o trabalho, tendo por base os tópicos de discussão durante a refeição. Para deixar uma última impressão positiva, pergunte ao entrevistador o que é que é necessário para você ficar com aquele trabalho.

8 – Entrevista recíproca

Os gestores usam as entrevistas em restaurantes, pelo menos em parte, para ver como é que vai ser trabalhar consigo. Você pode usá-los pelo mesmo motivo. Observe como o seu potencial empregador comporta-se nas áreas enumeradas acima, porque o seu comportamento pode dar-lhe um conhecimento mais aprofundado sobre a personalidade deste gestor e como será trabalhar com ele.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
kosrae nautilus resort micronesia

Quer um resort na Micronésia? Compre uma rifa de 49 dólares

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Fotografia:  JOSÉ COELHO/LUSA

Marcelo: “Quanto mais penso mais considero que não há lógica nas sanções”

Cristiano Ronaldo  Foto: EPA/HOMEM DE GOUVEIA

Cristiano Ronaldo dá nome a aeroporto da Madeira

AG600 hidroavião

China concluiu construção de maior hidroavião do mundo

provas08

Wine Fest. 150 razões e mais uma para passar na Alfândega do Porto

Legislação francesa obriga empresas estrangeiras a pagar pela sua tabela. Fotografia:  Pedro Granadeiro/Global Imagens

Randstad tem 400 vagas para área industrial em várias zonas do país

Conteúdo Patrocinado
Como gerir entrevistas de trabalho durante um almoço