Crónicas na Corda Bamba: O negócio dos blogs

ng4022821

Quando criei o blog, em março de 2005, queria apenas um diário público.

Parecendo uma contradição, não é. É, antes, um desejo de que nos leiam a intimidade. Não acredito em quem diz que tem um blog, mas não lhe interessa se é lido. Se assim fosse tinha cadernos em casa, ou folhas de word gravadas no desktop.

Há dez anos, não fazia ideia que um blog poderia ser uma fonte de rendimento. Os blogs importantes eram de pessoas intelectualmente importantes. E a blogosfera portuguesa era uma espécie de Facebook misturada com Twitter. Ainda não falávamos de marcas ou posts pagos.

Dez anos depois, a italiana Chiara Ferragni, 27 anos, ganha 8 milhões de dólares por anos com o blog The Blonde Salad, que funciona com uma equipa de 16 pessoa. Tornou-se mesmo um case study na Universidade de Harvard. Tenho a certeza absoluta de que Chiara Ferragni não aceita fazer posts alusivos a marcas a troco de uma prendinha ou muito menos porque lhe mandam um e-mail a pedir.

Em Portugal, dez anos depois do meu primeiro post, sei que este espaço de escrita é também um meio de comunicação. Continua a ser o meu diário, que pode continuar a ser lido, mas o contexto da blogosfera mudou.

Aquilo que não mudou é esta ideia de que algumas profissões, quase sempre associadas a capacidades criativas, não merecem ser pagas. Na verdade, à imagem da esmagadora maioria dos salários em Portugal, nenhum trabalho merece ser pago, devidamente pago.

As Chiara estão em Itália, em Espanha, nos Estados Unidos, ganham dinheiro, profissionalizam os seus espaços de comunicação e criam empregos.

Eu, que naturalmente, ou como me dizem, por falta de educação direcionada para a economia de mercado, tenho imenso dificuldade em pedir dinheiro seja pelo que for, vivo nesta indecisão, entre a vontade de escrever mais e para mais pessoas e o deixar de escrever, porque o tempo não dá para tudo e preciso de trabalhar em alguma coisa que seja paga.

Dez anos depois sinto exatamente o mesmo que escrevi no meu primeiro post, aquele que devo mesmo ter sido a única pessoa a ler.

Jornalista e autora do blog Dias de uma Princesa

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Termina greve dos motoristas

Francisco São Bento, presidente do SNMMP. Foto: Sara Matos/Global Imagens

Cinco momentos chave numa greve de sete dias

Outros conteúdos GMG
Crónicas na Corda Bamba: O negócio dos blogs