Desemprego: agosto leva mais 18 mil para os centros de emprego

Desempregados têm novos apoios
Desempregados têm novos apoios

Agosto levou mais 18 079 desempregados nos centros de emprego, um aumento de 2,8% face ao mês anterior. No final do mês de agosto de 2012, estavam registados, nos centros de emprego 673.421 desempregados, valor que representa uma subida de 26,3% face a igual mês de 2011. No espaço de um ano, o IEFP passou a registar mais 140.049 desempregados.

Curiosamente o acréscimo mensal de agosto último é praticamente semelhante ao registado em igual mês de 2011 (+18.288), o que revela uma tendência linear do mês mais caracterizado pelo emprego sazonal. O mês de setembro de 2011 registou a esperada aceleração (inscrição de 20.714 desempregados), algo que deverá acontecer quando o IEFP revelar os números deste mês.

Segundo as Grandes Opções do Plano (GOP) 2013, documento a que o Dinheiro Vivo teve acesso, a destruição de emprego vai acelerar no próximo ano, prevendo-se a perda de 55 mil postos de trabalho. As GOP preveem uma taxa de desemprego de 16%, conforme o ministro das Finanças anunciou na última terça-feira.

Comparativamente a agosto de 2011, registou-se o aumento do desemprego nos três grandes setores de atividade económica, sobressaindo os acréscimos percentuais mais elevados na “construção” (+40,2%), no “comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos” (+38,7%), na “administração pública, educação, atividades de saúde e apoio social” (+37,3%), nas “atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares” (+33,8%), nas “atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio” (+33,4%) e na “eletricidade, gás água saneamento, resíduos e despoluição” (+32,5%). Por outro lado, com a única variação homóloga decrescente, surge a “fabricação de têxteis” (-8,0%).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
100 anos fatos de banho

Vídeo. 100 anos de fatos de banho pintados no corpo

Jeroen Dijsselbloem Foto: REUTERS/Francois Lenoir

Presidente do Eurogrupo desapontado com ausência de sanções

REUTERS/Stephen Lam

A ironia de Wall Street: Apple dispara com quebra nas vendas e lucros

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

Dona do Pingo Doce vende totalidade da Monterroio

Foto: Boom Festival

Boom Festival distinguido pela Rolling Stone

O hospital São João do Porto é um dos três hospitais preparado para receber doentes com ébola

Governo lança concurso para 736 empregos na área da Saúde

Conteúdo Patrocinado
Desemprego: agosto leva mais 18 mil para os centros de emprego