É tímido? Uma destas profissões é a ideal para si

Desenho de Obelix. Ilustrador é uma das profissões solitárias
Desenho de Obelix. Ilustrador é uma das profissões solitárias

Já tentou vezes sem conta e não consegue estar ao pé de muitas pessoas. Trabalhar numa sala cheia de gente, nem pensar. A timidez não a/o deixa abraçar uma profissão em que tenha de falar em público, trabalhar em equipa ou falar com uma carteira de clientes. O que pode parecer uma desvantagem em muitas profissões, noutras profissões é uma grande vantagem, segundo defende o portal de emprego PaySacale.

Para este especialista em recrutamento, há profissões em que ser introvertido é a garantia de sucesso. Para o provar, o PaySacale criou uma lista de 10 profissões com estas características, com respetivas remunerações médias, nos Estados Unidos.

1. Geólogo do petróleo. Estes profissionais ganham um salário muito apelativo, a rondar os 124,5 mil dólares/ano (111,2 mil euros), para passarem os seus dias a trabalhar em projetos de engenharia gigantescos e a avaliar dados, números e fazer cálculos…

2. Técnico de Estatísticas. Os números falam por si em lençóis de relatórios, cálculos… E ainda por cima estes profissionais são bem pagos, cerca de 70 mil dólares/ano (63 mil euros).

3. Chef de cozinha privado. Com cada vez mais procura, sobretudo da parte de famílias em que todos trabalham, este profissional vai a casa do cliente prepara tudo, cozinha, e sai. Não serve, nem fica a ver os clientes comer. Segundo a PaySacale, esta é uma profissão maioritariamente feminina (62%), enquanto os chefs nos restaurantes são quase todos homens. Ganham, em média, 60.800 dólares (54,5 mil euros).

4. Designer de videojogos. Como vive num mundo virtual, a frequência com que fala com pessoas de carne e osso é rara. No entanto, este profissional ajuda a criar um mundo o mais real possível para muita gente em todo o mundo. Ganham cerca de 50.800 dólares/ano (45,5 mil euros).

5. Artista plástico – pintura, escultura, ilustração. Há artistas que se inspiram nas multidões. Mas de um modo geral, o artista gosta de se recolher ao silêncio do seu atelier ou estúdio, contactando com o público apenas no momento em que revela a sua obra de arte. Ganha, em média, 42.100 dólares (37,7 mil dólares).

6. Programadores de Internet. Outro trabalho solitário na mediada em que, tal como o designer de videojogos, vive num mundo virtual. Aí, a comunicação é feita por chat, email e só os mais ousados usam o SnapChat. É a profissão de sonho de um tímido, que pode ganhar 56.700 dólares (51 mil euros).

7. Arquivista, Curador ou Técnico de Museu. Apesar de profissões com algumas diferenças, elas têm muito em comum: o seu desempenho pode ser feito em perfeita solidão, quase numa espécie de retiro, numa biblioteca ou galeria. Muito bem pagas: 38.300 dólares (34,4 mil euros).

8. Lenhador. Nos EUA é uma profissão solitária, de contato com a natureza e maioritariamente (92%) desempenhada por homens. Por cá, é mais habitual ver equipas destes profissionais em florestas, parques, jardins, cortando, podando ou aparando árvores e arbustos. Ganham cerca de 48 mil dólares (43 mil euros).

9. Pequeno mecânico. Quando dedica a atenção ao motor de um automóvel, por exemplo, o trabalho deste profissional é de concentração e solidão. Caso a oficina tenha outras valências, como eletricista ou pintura, este profissional terá de conviver com um ou mais colegas.

10. Gestor de redes sociais. Parece uma contradição, mas é um facto: este profissional pode ser tímido, mas a sua função é comunicar com comunidades de milhões de pessoas no Facebook ou Twitter. Nos EUA chegam ganhar 45 mil dólares (40,3 mil euros).

Ler também: E as melhores profissões de 2015 são…e também esta: As piores profissões de 2015 são…

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

Remessas de emigrantes voltam a disparar. Crescem 12,5% até julho

Maria João Gala / Global Imagens

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

O ministro das Finanças, Mário Centeno, discursa na  Convenção Nacional do PS a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa, 20 de julho de 2019.  O Partido Socialista apresenta as suas propostas para as eleições legislativas de outubro, como conclusão das sessões organizadas sob o lema "Porque #TodosDecidem". MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Centeno. “No programa do BE passamos do fazer acontecer para fazer desaparecer”

Outros conteúdos GMG
É tímido? Uma destas profissões é a ideal para si