Entrevista de trabalho? Faça 4 perguntas

Descubra o que quer saber
Descubra o que quer saber

A maioria das entrevistas de trabalho estão formatadas de forma que o candidato apenas responde a perguntas - sobre as suas capacidades, a sua carreira, os seus fortes e fracos pessoais e profissionais. Mas é natural que tenha dúvidas sobre a empresa e o que esperam de si. Perguntar não faz mal nenhum - pelo contrário, até ajuda a distingui-lo dos demais candidatos, garante <a href="http://www.inc.com/author/jeff-haden" target="_blank">Jeff Haden</a>, colunista da Inc. Magazine.

Estas são a quatro perguntas que os melhores candidatos não deixam de fazer numa entrevista de trabalho.

1. O que esperam de mim nos primeiros 3 meses?

Um bom profissional não quer passar semanas a descobrir a empresa e os métodos de funcionamento da casa, mas antes deitar mãos à obra e mostrar o que vale logo desde o primeiro momento. Tente perceber exatamente o que esperam de si.

2. Quais são as principais qualidades dos melhores empregados?

É um desejo legítimo querer permanecer na empresa e ter um futuro. Mas para isso convém que saiba quais são os aspetos mais valorizados dentro de uma organização – trabalhar sem horários, conseguir angariar mais clientes, sugerir novos projetos, etc. -, para que possa concentrar-se neles, em vez de desperdiça energia em coisas a que mais ninguém dá valor.

3. O que é que realmente pode fazer a diferença na empresa?

Há uma distinção entre aquilo que lhe pedem e os resultados que esperam de si. Por exemplo, os Recursos Humanos têm a missão de contratar para preencher lugares disponíveis, mas não precisa apenas de encher cadeiras. Têm de escolher os mais aptos, aqueles que levarão a empresa a novos sucessos. Aos técnicos, pede-se que resolvam problemas, mas o que realmente se espera é que, além disso, identifiquem novas soluções capazes de aumentar a eficácia. Saber o que de facto esperam de si vai ajudá-lo a concentrar-se nos resultados.

4. Como lidaria com…?

É natural preocupar-se e querer saber como o seu futuro empregador pensa e reage em situações específicas, como um aumento da agressividade da concorrência ou a subida de preços dos materiais essenciais à indústria em que se insere a empresa. Perguntar quais são as políticas seguidas ajuda-lo-á também a definir a personalidade dos gestores e da empresa a que se candidata.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: Paulo Spranger (Global/Imagens)

Fisco deteta erro em 10.000 declarações de IRS e exige devolução de 3,5 milhões

Foto: Paulo Spranger (Global/Imagens)

Fisco deteta erro em 10.000 declarações de IRS e exige devolução de 3,5 milhões

João Cadete de Matos, presidente da Anacom

Fotografia: Vítor Gordo/D.R.

Anacom “considera essencial” redução de preços no acesso à Internet

Outros conteúdos GMG
Entrevista de trabalho? Faça 4 perguntas