Está a estudar? Conheça as bolsas que o podem ajudar

Categoria para jovens e sustentabilidade
Categoria para jovens e sustentabilidade

As bolsas que vêm do Estado para apoiar os estudantes são cada vez mais curtas e apenas se destacam as de ação social, cujo valor e regras têm apertado nos últimos tempos. Existem, todavia, várias instituições portuguesas que apoiam jovens segundo as suas áreas de estudo e projetos a desenvolver. Na sua maioria destinam-se a estudantes de doutoramento ou mestrado, mas também existem para quem quer tirar uma licenciatura.

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego

Fundação Calouste GulbenkianA Fundação Calouste Gulbenkian deixou de conceder apoio à participação em congressos científicos internacionais e de atribuir bolsas de curta duração, por entender que há actualmente uma vasta oferta deste tipo de apoios no nosso país que permite satisfazer a procura. Mas tem actualmente vários programas que se relacionam com investigação em tópicos específicos como os Estudos otomanos, arménios ou turcos (mais aqui).

FCTA Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova tem actualmente 4 concursos abertos para bolsas de estudo onde o foco são os alunos de doutoramento, como pode ver aqui.

FullbrightAs bolsas Fulbright destinam-se a estudantes licenciados e a professores e investigadores com doutoramento que pretendam estudar, fazer investigação ou leccionar em universidades norte-americanas.

Existem dois regimes de Bolsa: Mestrado, Doutoramento e Investigação bem como Bolsas para professores e investigadores doutorados. A Fullbright Portugal tem ainda vários programas especiais que envolvem Bolsas para alunos de 11º ano ou integração em institutos e organismos norte-americanos. Conheça por aqui.

Fundação OrienteA Fundação Oriente concede bolsas de curta duração a nacionais de países do Extremo Oriente para frequência de cursos e realização de estágios em Portugal, e a cidadãos portugueses com os mesmos objectivos, em países do Extremo Oriente para investigação e doutoramento.

As bolsas concedidas relacionam-se com as seguintes áreas: Artes Plásticas, História, História da Arte, Design, Fotografia, Arquitectura, Museologia e Conservação e Restauro e Antropologia. Será dada prioridade às candidaturas cujos resultados concretos possam vir a dar origem à realização de actividades no Museu do Oriente.Têm uma duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias Veja mais aqui.

Centro Nacional de CulturaA instituição concede três bolsas diferentes relacionadas com as várias áreas da cultura: a Bolsa Criar lusofonia, que é dirigida às artes plásticas, ou à literatura e a Bolsa jovens criadores, que pretende apoiar jovens portugueses com menos de 30 anos a realizar os seus projetos. Pode consultar aqui.

Fundação Luso-AmericanaA Fundação tem vários programas de cooperação e apoio a estudantes com interesse em estudos norte-americanos. As opções são várias, para várias idades e podem ser vistas aqui .

Fundação CamõesAqui existem várias opções, especialmente para estudantes provenientes dos países de língua portuguesa. Os apoios servem para alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento e destinam-se ao ensino universitário ou politécnico. Para ver aqui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Empresas analisam impacto dos impostos na sua atividade

Fisco vai enviar senha a quem ainda faz IRS em papel

galp-79

Galp procura novos investimentos no Brasil e na costa atlântica

IMG_7999-4750-Andres-Flajszer-MANGO-LISBOA copy 1400

Só um em cada quatro arrenda casa

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Está a estudar? Conheça as bolsas que o podem ajudar