Está a estudar? Conheça as bolsas que o podem ajudar

Categoria para jovens e sustentabilidade
Categoria para jovens e sustentabilidade

As bolsas que vêm do Estado para apoiar os estudantes são cada vez mais curtas e apenas se destacam as de ação social, cujo valor e regras têm apertado nos últimos tempos. Existem, todavia, várias instituições portuguesas que apoiam jovens segundo as suas áreas de estudo e projetos a desenvolver. Na sua maioria destinam-se a estudantes de doutoramento ou mestrado, mas também existem para quem quer tirar uma licenciatura.

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego

Fundação Calouste GulbenkianA Fundação Calouste Gulbenkian deixou de conceder apoio à participação em congressos científicos internacionais e de atribuir bolsas de curta duração, por entender que há actualmente uma vasta oferta deste tipo de apoios no nosso país que permite satisfazer a procura. Mas tem actualmente vários programas que se relacionam com investigação em tópicos específicos como os Estudos otomanos, arménios ou turcos (mais aqui).

FCTA Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova tem actualmente 4 concursos abertos para bolsas de estudo onde o foco são os alunos de doutoramento, como pode ver aqui.

FullbrightAs bolsas Fulbright destinam-se a estudantes licenciados e a professores e investigadores com doutoramento que pretendam estudar, fazer investigação ou leccionar em universidades norte-americanas.

Existem dois regimes de Bolsa: Mestrado, Doutoramento e Investigação bem como Bolsas para professores e investigadores doutorados. A Fullbright Portugal tem ainda vários programas especiais que envolvem Bolsas para alunos de 11º ano ou integração em institutos e organismos norte-americanos. Conheça por aqui.

Fundação OrienteA Fundação Oriente concede bolsas de curta duração a nacionais de países do Extremo Oriente para frequência de cursos e realização de estágios em Portugal, e a cidadãos portugueses com os mesmos objectivos, em países do Extremo Oriente para investigação e doutoramento.

As bolsas concedidas relacionam-se com as seguintes áreas: Artes Plásticas, História, História da Arte, Design, Fotografia, Arquitectura, Museologia e Conservação e Restauro e Antropologia. Será dada prioridade às candidaturas cujos resultados concretos possam vir a dar origem à realização de actividades no Museu do Oriente.Têm uma duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias Veja mais aqui.

Centro Nacional de CulturaA instituição concede três bolsas diferentes relacionadas com as várias áreas da cultura: a Bolsa Criar lusofonia, que é dirigida às artes plásticas, ou à literatura e a Bolsa jovens criadores, que pretende apoiar jovens portugueses com menos de 30 anos a realizar os seus projetos. Pode consultar aqui.

Fundação Luso-AmericanaA Fundação tem vários programas de cooperação e apoio a estudantes com interesse em estudos norte-americanos. As opções são várias, para várias idades e podem ser vistas aqui .

Fundação CamõesAqui existem várias opções, especialmente para estudantes provenientes dos países de língua portuguesa. Os apoios servem para alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento e destinam-se ao ensino universitário ou politécnico. Para ver aqui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Usados-carros-dicas-26d88f95262fb04408cf1721d918f6efc0da028d

São feitos quase 600 créditos por dia para comprar carro

Rendas da energia pesam 80 euros na conta da luz em 2018

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

CML admite comprar 11 prédios da Segurança Social

Outros conteúdos GMG
Está a estudar? Conheça as bolsas que o podem ajudar